Cidade

Reunião será realizada para tratar acerca da pavimentação da PR-364 em São Mateus do Sul

PR-364, trecho entre São Mateus do Sul e Irati. (Foto: Sandro Vitonski)

Nesta quinta-feira (23), será realizada uma importante reunião na comunidade de Estiva dos Muchalak, localizada às margens da PR-364. O deputado estadual Hussein Bakri, os vereadores Fernanda Sardanha e Julio Balkowski, além das demais autoridades e membros da comunidade devem marcar presença para tratar de assuntos pertinentes a tão esperada pavimentação da referida rodovia que liga os municípios de São Mateus do Sul e Irati.

A reunião acontecerá no Pavilhão da Igreja de Estiva dos Muchalak, às 18h30, e estará fundada também para um bate papo entre a comunidade e suas demandas aos representantes do Poder Legislativo.

ANÚNCIO

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, anunciou na manhã desta terça-feira (21), em reunião com deputados e prefeitos, a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, na região Sudeste do estado. A obra está orçada em R$ 140 milhões.

“A pavimentação desse trecho é esperada há muito tempo pela população dos dois municípios e de toda região. A estrada não pavimentada impõe uma série de limitações por conta do clima e de outros fatores. Com a obra, vamos resolver esta situação”, disse o secretário.

O projeto prevê a pavimentação de 47,7 quilômetros do trecho entre as duas cidades seguindo o traçado da estrada atual, não pavimentada. Em 1,4 quilômetro, na chegada de Irati, será feito um novo trajeto para desviar de uma comunidade ali existente. Também está prevista a construção de uma nova ponte, com 14 metros de extensão, sobre o Rio Turvo.

PROGRAMA

A pavimentação do trecho é uma das prioridades do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Estado. Orçado em US$ 435 milhões, o programa prevê uma série de investimentos em obras rodoviárias, projetos na área de infraestrutura e a construção de centros logísticos no Paraná. O dinheiro vem de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de contrapartidas do governo do Paraná.

Segundo José Richa Filho, essa obra é fundamental para a economia da região, uma das mais importantes do Estado. “A agricultura e a indústria tem um peso muito grande na região. Entendemos que essa obra faz a integração logística do Sudeste com o restante do estado, além, é claro, de garantir mais segurança para o motorista.”

PRAZOS

Uma comitiva de técnicos do BID esteve na Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), em fevereiro. Uma segunda visita da equipe do BID está marcada para o início de abril. Depois disso, a expectativa é de que, até julho, seja possível finalizar a negociação com o banco e iniciar o processo licitatório para a obra.

PRESENÇAS

Participaram da reunião o secretário estadual de justiça e cidadania, Artagão Júnior, os deputados estaduais Alexandre Curi e Hussein Bakri, os prefeitos de Irati e São Mateus do Sul, Jorge Derbli e Luiz Adyr, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Nelson Leal Junior, além de técnicos da Seil e do DER.

“Estamos muito contentes. É uma obra de vital importância. Vínhamos buscando esse investimento há muitos anos. Agora ele veio”, disse o prefeito Luiz Adyr, de São Mateus.

“Vi aqui um projeto perfeito do ponto de vista técnico e muita vontade política de fazer essa obra. Volto para o município confiante que essa pavimentação vai sair”, finalizou o prefeito Jorge Derbli, de Irati.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura divulga Calendário da Coleta de Materiais Recicláveis no 2º semestre na zona rural do município
Senac de São Mateus do Sul promove mais uma edição da tradicional Feira de Profissões
Câmara de Dirigentes Lojistas lança projeto CDL em Ação