Cidade

Reunião será realizada para tratar acerca da pavimentação da PR-364 em São Mateus do Sul

PR-364, trecho entre São Mateus do Sul e Irati. (Foto: Sandro Vitonski)

Nesta quinta-feira (23), será realizada uma importante reunião na comunidade de Estiva dos Muchalak, localizada às margens da PR-364. O deputado estadual Hussein Bakri, os vereadores Fernanda Sardanha e Julio Balkowski, além das demais autoridades e membros da comunidade devem marcar presença para tratar de assuntos pertinentes a tão esperada pavimentação da referida rodovia que liga os municípios de São Mateus do Sul e Irati.

A reunião acontecerá no Pavilhão da Igreja de Estiva dos Muchalak, às 18h30, e estará fundada também para um bate papo entre a comunidade e suas demandas aos representantes do Poder Legislativo.

ANÚNCIO

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, anunciou na manhã desta terça-feira (21), em reunião com deputados e prefeitos, a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, na região Sudeste do estado. A obra está orçada em R$ 140 milhões.

“A pavimentação desse trecho é esperada há muito tempo pela população dos dois municípios e de toda região. A estrada não pavimentada impõe uma série de limitações por conta do clima e de outros fatores. Com a obra, vamos resolver esta situação”, disse o secretário.

O projeto prevê a pavimentação de 47,7 quilômetros do trecho entre as duas cidades seguindo o traçado da estrada atual, não pavimentada. Em 1,4 quilômetro, na chegada de Irati, será feito um novo trajeto para desviar de uma comunidade ali existente. Também está prevista a construção de uma nova ponte, com 14 metros de extensão, sobre o Rio Turvo.

PROGRAMA

A pavimentação do trecho é uma das prioridades do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Estado. Orçado em US$ 435 milhões, o programa prevê uma série de investimentos em obras rodoviárias, projetos na área de infraestrutura e a construção de centros logísticos no Paraná. O dinheiro vem de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de contrapartidas do governo do Paraná.

Segundo José Richa Filho, essa obra é fundamental para a economia da região, uma das mais importantes do Estado. “A agricultura e a indústria tem um peso muito grande na região. Entendemos que essa obra faz a integração logística do Sudeste com o restante do estado, além, é claro, de garantir mais segurança para o motorista.”

PRAZOS

Uma comitiva de técnicos do BID esteve na Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), em fevereiro. Uma segunda visita da equipe do BID está marcada para o início de abril. Depois disso, a expectativa é de que, até julho, seja possível finalizar a negociação com o banco e iniciar o processo licitatório para a obra.

PRESENÇAS

Participaram da reunião o secretário estadual de justiça e cidadania, Artagão Júnior, os deputados estaduais Alexandre Curi e Hussein Bakri, os prefeitos de Irati e São Mateus do Sul, Jorge Derbli e Luiz Adyr, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Nelson Leal Junior, além de técnicos da Seil e do DER.

“Estamos muito contentes. É uma obra de vital importância. Vínhamos buscando esse investimento há muitos anos. Agora ele veio”, disse o prefeito Luiz Adyr, de São Mateus.

“Vi aqui um projeto perfeito do ponto de vista técnico e muita vontade política de fazer essa obra. Volto para o município confiante que essa pavimentação vai sair”, finalizou o prefeito Jorge Derbli, de Irati.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura dá prosseguimento à licitação de conclusão da construção da arquibancada do Estádio Municipal
Como o RG pode garantir a segurança do seu filho
Entenda o impasse na metragem de terreno para obter ponto de luz em áreas rurais