

Imagem: Projeto retrofit de fachada em ACM, desenvolvido pelo escritório Ribacz Arquitetura para a empresa Rooster Publicidade e Comunicação Visual, de São Mateus do Sul
O ACM (Aluminium Composite Material), é um revestimento em material composto de alumínio e que foi desenvolvido na Alemanha.
Os painéis compostos de alumínio, são muito utilizados na construção, principalmente para projetos de retrofit e projetos de fachadas, podendo ser aplicados também em revestimentos de pilares e vigas, marquises, testeiras, pórtico (local coberto à entrada de um edifício), revestimento de paredes internas e externas, entre outras aplicações. Devido a sua flexibilidade, os painéis podem ser dobráveis e curvados permitindo a sua aplicação em diversos elementos, sejam eles cilíndricos ou com formas geométricas variadas.
Esse material é formado por duas lâminas de alumínio com núcleo de polietileno de baixa densidade e variam de 3 mm a 6 mm de espessura, possuí uma boa relação térmica e acústica, atenuando o som e a redução da temperatura, do ambiente interno, devido ao seu núcleo.
Existem várias vantagens em torno do ACM, sendo a maior delas a facilidade na montagem e o peso do painel, que não comprometem as estruturas onde são aplicados. Geralmente são parafusados e instalados sobre uma estrutura de alumínio. Sua outras vantagens são: facilidade de manutenção e limpeza; flexibilidade; resistência e durabilidade; baixo peso; diversificação de cores.
Para obter um resultado satisfatório e de qualidade, além de realizar o projeto com um profissional capacitado, deve-se buscar também, uma empresa com mão de obra especializada para a realização do serviço de aplicação.
- A importância e a influência das cores - 11 de fevereiro de 2016
- Piscinas – Dicas para escolha e implantação - 4 de fevereiro de 2016
- Móveis planejados e sob medida - 28 de janeiro de 2016
Comentários