Chevrolet Trailblazer destinada à promoção e atuação cada vez mais eficaz da Rotam em São Mateus do Sul.
(Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A equipe de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) de São Mateus do Sul recebeu um novo veículo destinado a efetivar ainda mais as ações desenvolvidas pelos profissionais no município. É uma Chevrolet Trailblazer V6 3.6 com 277 cavalos de potência, equipada com uma série de atributos que irão tornar o trabalho dos policiais responsáveis ainda mais funcional e efetivo.

Os serviços desempenhados pela ROTAM

O Aspirante a Oficial Henrique Pilz Tschoeke da Polícia Militar de São Mateus do Sul externou uma série de aspectos que caracterizam o processo de formação e atuação dos policiais que compõem a Rotam. “A equipe no município conta com um destacamento de 4 policiais que atendem as ocorrências de maior vulto, desde ações de combate ao crime, tráfico de drogas, furtos, roubos e apreensão de armas de fogo”, destacou ele.

Os policiais que fazem parte da Rotam passam por um processo constante de capacitação e treinamento, a fim de permanecerem qualificados para o desempenho de funções arriscadas. “A entrada do policial na Rotam passa por uma série de qualificações e experiências que conferem ao profissional o perfil adequado para desempenhar essas atividades. É uma espécie de estágio interno cujo objetivo é a capacitação para o uso de diferentes tipos de armas e a atuação competente em situações que envolvem muita periculosidade e risco à vida”, comentou Pilz.

A equipe da Rotam de São Mateus do Sul (3ª Companhia do 27º Batalhão da Polícia Militar) atua em conjunto com a unidade da Rotam da PM localizada em União da Vitória. Em caso de necessidade ou eventos mais extremos como rebeliões em presídios, as duas equipes podem unir forças na contenção e atuação perante essas manifestações.

As características do veículo

A Chevrolet Trailblazer destinada ao trabalho da Rotam em São Mateus do Sul é um veículo bastante novo e que foi utilizado apenas uma vez na Operação Verão no litoral do Paraná. Além da potência característica do motor, a viatura passou por uma manutenção prévia antes de ser entregue, constituindo uma importante ferramenta na segurança pública de nossa cidade.

Sistema de cabo de aço que pode ser utilizado nos casos em que o veículo atravessa terrenos muito íngremes e encalha.

Proteção de metal instalada na parte da frente do veículo, com o objetivo de tornar a viatura mais resistente.

A nova viatura permite a realização de rondas ostensivas e o combate aos diferentes tipos de crime que assolam a sociedade.

Ela também foi equipada e operacionalizada a fim de facilitar e tornar a atuação dos policiais ainda mais eficaz. O veículo conta com uma estrutura de proteção dianteira e traseira, além de um equipamento com cabo de aço que permite que ela seja desatolada em situações mais extremas. Além do camburão, foi adicionado um compartimento interno no banco de trás, espaçoso e que permite o acondicionamento de munições e armas mais longas.

Colhendo frutos

O trabalho da equipe da Rotam em São Mateus do Sul constantemente está em foco na sociedade. A atuação perante situações que requisitam muito preparo profissional e psicológico fazem com que esses profissionais permaneçam em estado de prontidão e alerta constante. A chegada de novos equipamentos que otimizem seu trabalho é motivo de orgulho por parte de todos, pois esses serviços são essenciais à manutenção da segurança e do bem-estar comuns.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária recebe aumento de efetivo em São Mateus do Sul
Teste de masculinidade é cobrado no concurso da PM
Juiz realiza encontro com representantes assistências do município