Dentre as entidades que podem receber a doação, está a Apae de São Mateus do Sul. Entre em contato com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e saiba quais entidades estão participando. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O Imposto de Renda (IR), é um tributo mais conhecido no país. Como o próprio nome diz, ele é um tributo federal sobre a renda, ou seja, sobre o que você ganha, e ainda acompanha a sua evolução patrimonial. Para fazer esse acompanhamento, o Governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais. Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro. De forma geral, a renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, o leão da Receita avalia se o que ele cobrou de você é, realmente, o que você precisaria pagar conforme o tamanho dos seus ganhos.

Mas você sabia que seu IR pode ser destinado para instituições de São Mateus do Sul? Um exemplo disso é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Segundo a instituição, com essa destinação, o seu gesto solidário se transforma em projetos de assistência social, educação e saúde da instituição. “Cada cidadão, como Pessoa Física, pode destinar até 6% (em dezembro) e realizar o ajuste até 3% (em abril ano subsequente) a do seu Imposto de Renda devido para a APAE. Já as empresas, Pessoas Jurídicas, podem destinar 1% do lucro real do trimestre para a nossa instituição”, explicam. Na prática, ao ajudar uma entidade, você destina parte de seu imposto de renda devido para um projeto de instituição credenciada ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), onde você consegue ver o resultado.

João Felchak, que colabora com a APAE desde 2006, conheceu o projeto através de Luiz César Pabis, atual presidente da APAE, e explica que todas as destinações são direcionadas aos fundos municipais da criança e do adolescente. “As instituições de nosso município tem projetos aprovados e o contribuinte pode direcionar essa destinação para os projetos aprovados. Sempre destinei acreditando na aplicação adequada destes recursos pelas nossas instituições.”

Como doar

Para doar você deve realizar um depósito diretamente na conta bancária do Fundo Municipal da Criança e Adolescente do seu Município ou Estado, até o dia 29 de dezembro. Depois, guarde o recibo de comprovação da doação, que deve conter seu nome e CPF, data e quantia da doação. Na hora de preencher a declaração, a doação deverá ser informada na ficha “doações efetuadas” com o valor e CNPJ do Fundo Municipal e/ou Estadual. Na sequência, o programa calculará automaticamente o imposto devido e fará a dedução dos valores doados.

Mais informações sobre as entidades participantes você encontra na sede do CMDCA, localizado na Rua Pedro Effco, 1838, Vila Prohmann. Contato no telefone (42) 3912-7135.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Páscoa Ouro Verde Compartilhando o Amor mobiliza são-mateuenses
Comunidade se mobiliza para ajudar no tratamento de homem com câncer
Milena Przyvitowski é eleita Rainha do 24º Baile do Pierogi