Cidade

Samas TV prepara novos episódios

Captura de tela 2015-10-17 12

Foto: Reprodução Youtube

No dia 12 de outubro estreou no Youtube o canal Samas TV, com um vídeo humorístico retratando algumas das expressões típicas faladas pela população são-mateuense. Agora o grupo responsável está preparando o segundo episódio, diante da boa recepção do primeiro.

De acordo com Luiz Fernando Riesemberg, um dos idealizadores do canal, o próximo vídeo está exigindo uma preparação bem mais elaborada. “Queremos retratar, de forma bem humorada, o que os são-mateuenses fazem quando viajam a Curitiba. Vamos gravar tudo na capital, e isso está trazendo bem mais dificuldades do que produzir em São Mateus”, conta.

Segundo Luiz, a ideia do canal não é a de ridicularizar o povo do município. “Muito pelo contrário. Temos orgulho do nosso sotaque e das nossas expressões típicas, e esses vídeos têm justamente a função de valorizar nossas características, além de divertir, é claro”.

Como comparação, Luiz cita o canal Tesão Piá, inspiração para o Samas TV. “Depois que eles começaram a fazer vídeos engraçados sobre o jeito paranaense de se falar, muita gente começou a rir de si mesma e parou de tentar disfarçar o sotaque, por exemplo”.

O vídeo Como se fala em Samas contabilizou 4000 acessos no Youtube em três dias. Porém, o número de vezes que foi assistido pode ter sido muito maior. “Infelizmente houve pessoas que baixaram o vídeo e o repostaram em suas próprias contas do Facebook e do Whatsapp. Isso prejudicou muito o canal, pois todos esses acessos não foram contabilizados para o Samas TV”, desabafa Luiz, que faz um apelo: “Por favor, assistam apenas pelo link original no Youtube, ou o compartilhado pela fanpage Samas, no Facebook”.

Ainda não há data prevista para a estreia do segundo episódio, mas Luiz adianta algumas informações: “Estamos trabalhando para que seja divertido, com o máximo de naturalidade. Desta vez escrevemos um roteiro, e estamos colhendo dicas de pessoas que gostaram do primeiro vídeo e sugeriram algumas expressões que havíamos deixado de usar”, diz.

Algumas expressões típicas são-mateuenses:

Crendios! (abreviação da frase italiana Creo em Deos Padre – “Creio no Deus Pai”, provavelmente datada da época da imigração);

Ade! (acredita-se que seja a redução de “Há de ser”, usado quando se duvida de algo);

Cagou-se o Bieche! (Indicar que algo deu errado. Não se sabe a qual membro da família Biesczad (cuja pronúncia se assemelha a “Bieche”), nem a qual situação a expressão se relaciona.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Confira a programação das celebrações que acontecerão no Dia de Finados em São Mateus do Sul
Vinda de ramal de gás para o município é pauta em reunião
8ª Noite de Massas acontece neste sábado (30)