Especial

São 3 anos escrevendo histórias

A credibilidade, e acima de tudo, a responsabilidade em trazer para a população uma mídia séria e de garantia, é a principal missão da Gazeta Informativa, que rompe barreiras e inova nesse meio cada dia que passa.

Reportagem publicada na edição especial nº 150 de 3 anos do jornal no dia 2 de março de 2018

Estamos na edição de aniversário do jornal Gazeta Informativa, que completará 3 anos, no dia 5 de março. Você aí, que tem como hábito conferir as informações de São Mateus do Sul e região, e acompanhar semanalmente as notícias e histórias de vidas tão fidelizadas nas páginas do jornal impresso, também faz parte dessa comemoração e de todos os nossos dias de história!

Hoje, como todas as outras edições, as páginas, os conteúdos, colunas e cada detalhe foi pensado para que você também comemore conosco a vitória desses anos de Gazeta Informativa!

Nosso jornal impresso, que chegou de mansinho, hoje é referência em conteúdos e reportagens especiais. Muitos desafios foram vividos durante toda nossa trajetória, que garante a força de toda a equipe que mantém viva a história da mídia impressa são-mateuense.

A fidelidade que o conteúdo impresso e palpável apresenta, desmistifica a presença de notícias modificadas a todo momento, como é encontrado cotidianamente em meios de comunicação digitais. A credibilidade, e acima de tudo, a responsabilidade em trazer para a população uma mídia séria e de garantia, é a principal missão da Gazeta Informativa, que rompe barreiras e inova nesse meio cada dia que passa.

O colaborador da Gazeta Informativa e professor de sociologia, Reginaldo Antonio Marques dos Santos, destaca o número de informações que recebemos cotidianamente. “Se não bastassem os excessos midiáticos, as redes sociais formaram milhares de ‘sábios’ para debater todos os tipos de assuntos”, diz.

Jornal Gazeta Informativa comemora 3 anos fazendo parte da história de São Mateus do Sul. Na foto, a diretora e jornalista responsável Thaís Siqueira.

Reginaldo também comenta sobre a “fake news” (notícias falsas) que são disseminadas principalmente em época de períodos eleitorais. Ele defende que fatos como estes, demonstram a urgência de veículos de comunicação desligados dos meros interesses mercadológicos, com informações sérias, que possibilitem o equilíbrio e contribuam com a formação cidadã.

“Viver em equilíbrio com as pessoas em nossas comunidades exige cautela. Parecemos estar diante de uma verdadeira guerra entre esquerda e direita, ateus e religiosos, polícia e bandidos, vizinhos e vizinhos. As informações vistas na mídia ganham vida na mente da maioria das pessoas”, diz.

O professor destaca que as grandes mudanças nascem pequenas. O jornal por sua característica de proximidade com seus leitores tem papel fundamental na sociedade. É preciso ressaltar que enfrenta desafios de grande porte para levar informações coerentes e que possam contribuir com a formação de sua própria identidade nestes tempos de excessos, de extremismos, de notícias pautadas na lógica de mercado.

“Fazer parte da história de um veículo de comunicação de respeito e credibilidade como o jornal Gazeta Informativa é sem dúvida uma grande honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Nestes 3 anos acompanhei várias publicações, dentre elas, algumas polêmicas, que até hoje geram debates. Somente um veículo democrático possibilita tais condições, pois, não se amedronta diante de críticas, não dá respostas simplórias para assuntos urgentes. Ao contrário, permite que se deixe claro que não temos todas as respostas e que muitas vezes o problema reside exatamente em saber qual é o problema. Aproveito para agradecer a oportunidade e deixar expresso meu carinho a cada um que compõe a equipe do jornal, parabéns pelo belo trabalho que desenvolvem. Obrigado por proporcionar a São Mateus do Sul e região, toda a seriedade que um veículo de comunicação pode oferecer”, parabeniza Reginaldo.

Todo esse papel social de confiança reflete nas parcerias entre anunciantes e a mídia da Gazeta Informativa. De acordo com Beto Staniszewski, um dos proprietários das Lojas Leonardo, “boas parcerias nos dias de hoje são importantes para o crescimento dos negócios e, mantendo anúncios no jornal, além de nos comunicarmos com os nossos clientes, estamos incentivando uma produção de imprensa local, que por sua vez, faz com que a gente conheça mais sobre a cidade e se mantenha informado sobre o que acontece na nossa região”.

Beto acredita que a Gazeta Informativa é um importante meio de comunicação impresso e digital da região, que traz notícias em um panorama mais completo dos acontecimentos, buscando discutir pontos de vistas diversos. “Gosto de acompanhar as reportagens, ficando por dentro do que acontece em nossa cidade. Exemplo: conhecer as histórias de pessoas que vivem aqui, isso aproxima as pessoas, e faz com que a gente se sinta parte de uma comunidade”, reforça.

Um dos pontos de vista do empresário é que o jornal vem sendo aprimorado em cada edição, com temas de todos os segmentos, como política e sociedade, proporcionando dessa maneira uma fácil leitura. “A Gazeta Informativa é um jornal completo, moderno e bem estruturado, e que vem crescendo. E, apesar das dificuldades da comunicação impressa nos dias de hoje, o jornal traz conteúdos digitais que complementam o impresso e busca sempre integrar o passado, presente e futuro de São Mateus”, diz.

A equipe da Gazeta Informativa expressa a gratidão pelas inúmeras colaborações e parceiros durante todos esses anos.

O retorno positivo também repercutiu na Vital Fit, Clínica Integrada em Saúde Funcional de fisioterapia e pilates, em São Mateus do Sul. Segundo Adriano Daros Staniszweski, proprietário da empresa, após a vídeo reportagem retratando sobre os trabalhos oferecidos pela clínica, o retorno foi de imediato. “O alcance que a Gazeta Informativa tem é impressionante. Muitas pessoas comentaram que assistiram o vídeo ou leram a matéria no jornal impresso, trazendo ainda mais visibilidade e credibilidade para a nossa empresa, sem contar o excelente retorno obtido. Isso é muito importante, visto que a publicidade elaborada pelo jornal está assumindo um posto cada vez mais forte na cidade. Agradeço o apoio e todo trabalho realizado pela equipe da Gazeta Informativa, e os parabenizo nestes 3 anos”, reforça.

Essa ligação histórica e de identidade empresarial é repassado em cada informe publicitário, que busca retratar toda trajetória da empresa de maneira única, garantindo assim, um valor afetivo entre cliente e empreendimento.

O jornal une e marca a história de pessoas que fazem parte e colaboram de sua maneira com a vida do município. Nestes três anos, você pôde conhecer a trajetória de inúmeros são-mateuenses e também daqueles que adotaram o município como sua casa. O professor de história e engenheiro elétrico, Felipe Domingos Lima Chico, foi um dos protagonistas da edição de perfil, e se diz honrado pela matéria dedicada sobre sua história pessoal e profissional. “Me senti extremamente feliz por dois motivos: fui entrevistado por uma ex-aluna que está realizando seu trabalho de redatora com maestria, e também fiquei feliz pelo fato de que mesmo em uma sociedade com tantos problemas que estamos vivendo, meu trabalho como professor foi reconhecido pelos alunos e pela mídia”, diz.

Felipe, que é assinante da Gazeta Informativa desde a primeira edição, acompanhou a evolução do jornal de perto, e reforça sua proximidade com as reportagens. “Entre as matérias que eu mais gosto, considero as de perfil bem especiais. Muitas pessoas que não tem uma visibilidade social são reconhecidas em nosso município”, informa.

Gerson Cesar Souza também é assinante do jornal, e já foi colunista com o espaço dedicado a “Histórias de Terra e Céu”, que trouxe à tona fatos que muitas vezes eram desconhecidos pelos moradores são-mateuenses. “Sou um fã incondicional da Gazeta Informativa desde que ela surgiu. O impacto na questão visual trouxe para a cidade uma qualidade visual e gráfica que não estávamos acostumados. Gosto dessa visão pessoal nos destaques das pessoas que vivem na cidade. A Gazeta não é um jornal distante, mas próximo das pessoas”.

Segundo Gerson, os conteúdos e serviços prestados reforçam a fonte de informação valorizada pela comunidade através da qualidade. “A Gazeta consegue mostrar o passado e o hoje da cidade em uma visão que cada morador consegue se identificar, e isso é a garantia de um futuro brilhante para o jornal. Parabéns a toda equipe por esses 3 anos”, felicita.

Clairê Kovalski assina a Gazeta Informativa e espera ansiosa o jornal toda sexta-feira. “Quero parabenizar à equipe do jornal pelos 3 anos de dedicação e conquistas, trazendo curiosidades, informações e reportagens que divulgam feitos pessoais e profissionais, tirando as pessoas do anonimato, assim permitindo que a comunidade conheça seus valores. Com textos reflexivos, históricos e incentivadores que contribuem para a história que está sendo construída em nossa cidade, disseminando a cultura regional”, ressalta.

Com Clairê, a vizinha Helena Hiromi Takahara Karazawa, junto de seu esposo acompanham as edições. “Mesmo na era digital o jornal em papel ainda deve existir principalmente em cidades de menor porte. A Gazeta Informativa traz notícias variadas e bem reportadas e escritas. Ficamos aguardando ansiosamente toda sexta feira a chegada do jornal! Parabéns a toda equipe!”, diz.

A valorização do jornal é dada principalmente por essa colaboração com os assinantes. Gideão Portes Borges é sinônimo disso, e comenta que, “ficamos no conforto de nossas casas, aguardando as notícias, mas sabemos que existe um trabalho árduo dos repórteres, jornalistas e da direção para que toda sexta-feira estejamos sempre bem informados!”. O assinante diz que as informações e fatos relevantes da semana são uma forma de entreter, informar e divulgar conteúdos para o município e região.

O colaborador e parceiro, Junior Polak, também deixa suas felicitações nestes três anos de GI. “A Gazeta Informativa colabora para que nós, de São Mateus do Sul e região, estejamos sempre inteirados dos fatos que envolvem nosso cotidiano. Somos movidos pela informação; seja ela sobre política, saúde, religião ou inúmeros outros assuntos, e poder contar com uma equipe que preza pela qualidade, respeito e ética para que a notícia chegue até nós de forma coesa, é de extrema importância para que não haja falha na comunicação”, garante.

Durante esses 3 anos, conhecemos pessoas que fizeram com que o trabalho realizado pela Gazeta Informativa ganhasse destaque e reconhecimento, e essa colaboração mútua afirma nossa gratidão diante todo esse apoio. Através desse agradecimento, reforçamos o nosso compromisso com cada leitor e colaborador do jornal. Essa união garante o sucesso não apenas de nosso segmento de mídia, mas sim, de todo nosso município. Passaram-se 1.095 dias e 150 edições, e isso é apenas o começo do que a Gazeta Informativa é capaz de fazer. Obrigado leitor!

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul ganha destaque nos meios de comunicação do Papa
Menção Honrosa é entregue para policial que salvou bebê em São Mateus do Sul
Do Armazém Central às Lojas Leonardo: a história do comércio da família Staniszewski