O evento foi realizado em Curitiba por um dos maiores grupos de Capoeira do país, o Muzenza. (Fotos: Acervo Pessoal)

No último fim de semana aconteceu o Campeonato Mundial Aberto de Capoeira Muzenza, evento realizado em Curitiba e que reuniu mais de 500 lutadores. A são-mateuense Jenifer Padilha Owsiany (Elastiquinho), de 17 anos, se consagrou campeã mundial na categoria juvenil – 16 e 17 anos. “Percebi que todo esforço vale a pena, principalmente quando você acredita”, destaca a jovem.

 O campeonato é divido por categorias, idade e a graduação, que vai desde os alunos iniciantes até Mestres. No campeonato são avaliados quesitos como: volume de jogo, objetividade, técnica dos movimentos e harmonia. “Jenifer é uma aluna muito dedicada e vem representando muito bem o nosso município. No mundo da Capoeira já está conhecida no mundo todo, é esforçada, talentosa e está se tornando uma capoeirista completa. Estou muito feliz e orgulhoso. Desejo a ela todo sucesso e que consiga realizar todos os seus sonhos”, felicita Jairo Vieira Furtado, Contramestre de Capoeira pelo Grupo Muzenza.   

De acordo com Jairo, o evento acontece de dois em dois anos e reúne mestres renomados da Capoeira do mundo todo. “Nos três dias de evento acontece a formatura de novos Contramestres e Mestres de Capoeira do Grupo Muzenza, um dos maiores grupos do mundo e referência da Capoeira”, diz. No evento são realizados palestras, cursos, aulas e encontros acadêmicos com apresentações de trabalhos.

Jenifer conta que começou na Capoeira com 10 anos, no projeto social Zuca, realizado no Colégio Estadual Zuleide Samways Portes, da Vila Bom Jesus. “Já venci pequenos campeonatos em São Mateus e em Curitiba. Sou Bi-campeã Sul Brasileira e agora campeã mundial”, destaca Jenifer, que agradece todo o incentivo que recebe de familiares e amigos, principalmente do Contramestre. “Obrigada ‘tio Jairo’ por tudo, pelos ensinamentos, treinos e por sempre estar ali disposto a ajudar quando eu preciso”, diz. Ela agradece também o incentivo dos seus patrocinadores Barbearia Lampião, Glaucia Studio de Beleza e a Oficina Mecânica do Ney.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
2º Passeio Ciclístico realizado pela Polícia Militar acontecerá no dia 9 de dezembro
São Mateus do Sul inaugura pista de skate
São Mateus do Sul é representado na segunda fase do campeonato paranaense de Downhill