Da esquerda para direita: Derick Costa, Helton Choma, Rafael Choma e Luis Fernando F. da Cruz, representando São Mateus do Sul na 2ª Copa de Jiu-jitsu, em Rebouças. (Foto: Acervo Pessoal)
Aconteceu no último sábado (24), a 2ª Copa de Jiu-jitsu na cidade de Rebouças. Na competição o são-mateuense e professor de artes marciais, Rafael Choma, subiu no pódio na primeira colocação faturando o prêmio principal de mil reais. “A última competição que lutei foi em novembro de 2018, e desde então não havia mais participado”, comenta o lutador, que agradece o incentivo do irmão Helton Choma para entrar na competição.
Três atletas estiveram representando São Mateus do Sul: Rafael e Helton – lutando na categoria Absoluto Faixa Roxa, Marrom e Preta; e Derick Costa na categoria Absoluto Faixa Verde. Luis Fernando F. da Cruz estava atuando como córner, responsável pelos atletas.
Choma explica que no evento a categoria “Absoluto” não teve distinção de idade e peso, era sistema “mata-mata”. “Na luta do Helton houve um erro da arbitragem que acabou eliminando ele e seu oponente de forma errônea, pois era para eu e ele termos feito a final”, conta Rafael. O evento era No-Gi, ou seja, Jiu-jitsu sem kimono.
Com o prêmio em mãos, Rafael conta que fará uma confraternização entre a equipe da escola de luta Gracie Barra, em que ele atua como professor. “Agradeço todos os alunos e professores da Gracie Barra São Mateus do Sul (Ricardo Allage, Guilherme Siben, Carlos Carvalho, Osvaldo ‘Radiola’ e Alecio ‘Leko’) pois sem eles nada seria possível.”
O interesse pelas artes marciais
Rafael conta que começou a praticar lutas marciais ainda criança na antiga academia Oss Karatê, por meio dos professores Osmarzinho e Osmar de Souza, que hoje é seu sogro. Aos 14 anos o sobrepeso passou a fazer parte de sua realidade, e como forma de melhorar a qualidade de vida e também aprender a defesa pessoal, iniciou a prática de Tae Kwon Do, por incentivo do amigo Diego Sutil (em memória), que o levou para fazer uma aula com o professor Frank. “Desde então não parei mais.”
A decisão por ser professor veio por acaso. “Morei 2 anos em Araucária onde trabalhava como supervisor de segurança do trabalho na Repar e me dediquei mais ainda em treinar”, relembra. Na época Rafael treinava Jiu-jitsu em duas academias, Muay Thai e Boxe. “Foi uma época de muito aprendizado”. Quando Choma voltou para São Mateus do Sul, recebeu o convite do amigo Leko para abrir uma academia em parceria, e desde então dedica sua rotina para ensinar pessoas de todas as idades na prática esportiva.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários