Educação e Cultura

São-mateuenses realizam o primeiro dia do Enem

Os alunos dissertaram na redação o tema ligado a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Jovens de todo o Brasil participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo (4). Assuntos sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias foram abordados. A prova desse dia também contou com a redação, que teve como tema a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”, que trouxe a atualidade para os jovens ansiosos pela vida acadêmica em uma graduação. O Enem seleciona estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior e para programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).

Em São Mateus do Sul os alunos de diversas instituições públicas e privadas realizaram as provas no Colégio Estadual São Mateus (CESM) e Duque de Caxias (CEDUC), e munidos de um bom conhecimento, iniciaram a prova às 13h30 finalizando às 19h. De acordo com a equipe organizadora dos colégios, no CESM 516 alunos realizaram a inscrição para prova, com 122 abstenções. No CEDUC, 360 inscritos para 78 abstenções.

Para Andressa Stavasz, de 17 anos e estudante do quarto ano do curso técnico em Química do CESM, o nervosismo e a ansiedade são as principais dificuldades na hora de realizar o Enem. “Coloca-se muitos sentimentos sobre a prova (ansiedade, medo de não conseguir responder, etc.), e isso atrapalha na concentração e foco, caso não consiga controlar”, diz. A jovem comenta que tem melhor aptidão para as matérias de Ciências Humanas. “Tenho maior facilidade nas quais envolvem textos e não números.”

Pretendendo fazer faculdade de Psicologia, Andressa comenta que nos anos anteriores já realizou a prova para entender como funciona a metodologia. “É a terceira vez que faço o Enem”, informa. A estudante explica que o maior contato que teve no momento de preparação para as provas foi através da internet. “É incrível a quantidade de assuntos educativos que estão disponíveis, tanto no YouTube, de forma gratuita, quanto em sites, também gratuitos. Estudei por listas de exercícios, e outros segmentos. Porém a internet te distrai, então é preciso ter foco”, expressa.

Em 2018, além do tema abordado na redação assuntos como conceitos de filosofia, de Epicuro, na Grécia Antiga, até Guy Debord, na modernidade, ilustravam as questões. Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra “1984”, de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Agenda 2030 da ONU e o “protesto feminista” feito pelas candidatas do Miss Peru 2018. Outros temas pedidos foram um trecho da carta escrita pelo cartunista Henfil em 1969 para o General Ernesto Geisel, e um desenho retirado de uma cartilha infantil ilustrando Getúlio Vargas conversando com duas crianças sobre a importância de aprender em casa e na escola a amar a pátria, da época do Estado Novo.

O segundo dia de provas acontecerá no próximo domingo (11), e os temas ligados a Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias serão abordados nas 90 perguntas do exame. Atenção e calma são essenciais na hora de prova.

Vale a pena salientar que o CESM realizou o aulão para o Enem no fim de outubro. Essa atividade reuniu professores voluntários que abordaram temas de física, matemática, redação, filosofia, história, biologia e geografia. A entrada era um quilo de alimento não perecível. O CEDUC também colaborou com os alunos interessados através do grupo de estudos da instituição.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Estudantes de São Mateus do Sul ingressam em matemática e medicina pelo Enem
Educa Mais Brasil: abertas as inscrições para bolsas de estudo no Paraná
São Mateus do Sul recebe Feira do Livro