Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

São-mateuenses se destacam em Campeonato Paranaense de Jiu-jitsu

A equipe Gracie Barra de São Mateus do Sul contou com 10 participantes. (Fotos: Gazeta Informativa e Gracie Barra São Mateus do Sul)

Aconteceu nos dias 17 e 18 de março a primeira das 6 etapas do Campeonato Paranaense de Jiu-jitsu organizado pela Federação Paranaense. A equipe Gracie Barra de São Mateus do Sul participou com os atletas Osvaldo Soares Ferreira (Radiola), Felipe Chico, Loemir Petraski, Derick Moreira, Luis Fernando Ferreira da Cruz, Pedro Soares Ferreira, Sabrina Luz, Lauriane Stavacz Afonso, Maria Vitoria Soares e Arley Welke Oliveira.

Foram 4 medalhas de ouro; 5 medalhas de prata e 1 medalha de bronze obtidas pelos são-mateuenses. Os atletas foram treinados por Rafael Choma, Radiola, Ricardo Allage Pereira, Alecio de Souza (Leko) e Carlos Carvalho.


“Todos trouxeram na bagagem além das medalhas, um grande aprendizado. É uma competição de alto nível, onde os atletas podem se avaliar perante os competidores do Paraná e Santa Catarina, e somar pontos para que no final das 6 etapas, consigam se consagrar Campeões Paranaenses da categoria”, destaca o treinador Rafael Choma, que ainda ressalta que todos estão focados e com esse objetivo.

Rafael comenta que já tiveram vários campeões na final das etapas no ano passado, e tem a certeza que esse ano não será diferente. “Temos potencial para conseguir novamente este feito”, garante.

A equipe são-mateuense foi representada nas competições de GI (com kismono) e NO-GI (sem kimono).
“Agradecemos também o apoio das equipes da Gracie Barra de Antonio Olinto, São João do Triunfo, Canoinhas e União da Vitória, que estavam na torcida”, diz a equipe. Todos estão focados e treinando para os campeonatos desde o início do ano, realizando treinos extras nos sábados.

A Gracie Barra (GB) é a maior academia de Jiu-jitsu do mundo. Eles seguem um currículo de treino onde todas as escolas GB também seguem, tanto no Brasil, quanto no exterior. É bem organizado e padronizado. “Por exemplo, o currículo de treino que temos na GB de São Mateus do Sul é o mesmo das escolas dos Estados Unidos. Nos treinos fazemos um aquecimento rápido de 5 a 7 minutos, trabalhamos técnicas de queda, depois partimos para técnicas no chão. Sempre terminamos com uma luta de Jiu-jitsu, para colocar em prática o que aprendemos”, explica Choma.

A segunda etapa do Campeonato Paranaense acontecerá no dia 20 de maio em Guarapuava.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: