Equipe feminina de Futebol 7 sub-23 do Paraná Club, conhecida como Gurias da Vila. (Fotos: Acervo Pessoal)

Mais um importante desafio foi vencido pela são-mateuense Tamires Patrícia Gonçalves Guimarães, que aos 20 anos, foi considerada a melhor jogadora da série prata do Campeonato Paranaense Feminino de Soccer Society.

A jovem, que atualmente joga Futebol 7 pelo Paraná Club sub-23, na equipe Gurias da Vila, participou no último domingo (10), da partida final que trouxe o título de campeão para o time. O jogo foi contra o Valentes Futebol Clube, onde o Paraná venceu por 3×1. “Sou grata por fazer parte da família”, afirma.

Tamires começou a gostar do esporte ainda criança, quando via seu pai e irmão jogando futebol. “Jogava com minhas amigas e na escola também”, relembra. Desde nova ela participava de jogos escolares e da juventude, levando o nome de São Mateus do Sul para a região. “Em 2014 comecei a treinar no time de futsal do Cepe, quando o projeto acabou, as meninas do time decidiram formar uma equipe que está atuando até hoje na cidade, que é o PSG Samas”.

Foi por meio do PSG Samas que a jovem iniciou no Futebol 7, e em fevereiro de 2019 foi até Curitiba para participar de uma peneira pelo Paraná Club, uma das equipes mais representativas do Estado. A são-mateuense joga como ala e meio campo.

Questionada sobre o preconceito de uma mulher em campo, Tamires acredita que esse é um desafio que precisa ser enfrentado e vencido todos os dias. “Ainda existe muita desigualdade no meio esportivo e falta de apoio. Já passei por coisas que pensei em desistir, como muitos comentários maldosos, mas lutei e fiz disso uma motivação a mais para seguir.”

A jovem agradece à Deus pelas bênçãos de todos esses anos, sua família e amigos pelo apoio. “Meus pais que são meu exemplo. Um agradecimento bem especial também para minha tia e prima que me acolheram aqui em Curitiba, ao técnico Moacir Audrey pela oportunidade e as companheiras do Paraná Club.”

Tamires encerra a entrevista incentivando as meninas na área esportiva. “Se preparem, pois são muitos desafios que vão encontrar pelo caminho. Aqui temos o sub-12 e é lindo ver a força de vontade e determinação delas. Acima de tudo se divirtam, joguem por amor ao esporte que as oportunidades aparecem. As vitórias e os títulos são consequências do suor e da sua vontade em dar o máximo de si.”

CHARGE

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Equipe são-mateuense participará do Campeonato Paranaense de Futsal 2019 e disputará a série bronze
Lançado álbum de figurinhas do Clube Atlético Sãomateuense
Ciclistas incentivam a prática esportiva em Antonio Olinto