As cidades de São Mateus do Sul, Antonio Olinto e São João do Triunfo estavam inclusas no último lote de destinações, que deverão perfazer um total de aproximadamente R$ 21 milhões em investimentos. (Fotos: Agência Estadual de Notícias)

O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, entregou no último dia 7, 14 caminhões-pipa destinados ao interior e ao litoral paranaense. Dentre eles, estavam inclusos os municípios de São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Antonio Olinto. A ação fez parte de um pacote de investimentos em 100 unidades do mesmo modelo.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o aporte financeiro total será de R$ 21,3 milhões. Os caminhões-pipa são bastante versáteis, podendo ser utilizados no abastecimento de água, no combate a incêndios, na agricultura e pecuária, na higienização de calçadas e ruas urbanas, além de auxiliar na trafegabilidade das estradas localizadas na zona rural. Tendo em vista a crise hídrica enfrentada pelo nosso estado em 2020, o uso dos caminhões pode ainda contribuir neste sentido.

A crise de chuvas no Paraná

O governado do Paraná comentou sobre a destinação dos veículos. “É um investimento muito importante para o nosso estado, são 100 caminhões que poderão ser utilizados no combate a incêndios, por exemplo. Eles também ajudarão a combater os efeitos da seca, podendo ainda colaborar em outros estados, conforme a necessidade. O equipamento pode auxiliar no trabalhado de prevenção e proteção do meio ambiente”, enfatizou ele.

Os caminhões-pipa podem desempenhar múltiplas funções, como auxiliar no combate a incêndios e no enfrentamento
da crise hídrica vivida pelo Paraná.

62 caminhões-pipa foram entregues desde o começo do ano. 7 deles estão ajudando nos combates aos incêndios no Pantanal, importante bioma brasileiro que tem sido alvo de queimadas, naturais ou intencionais. “Estamos ajudando nossos estados irmãos com equipes de bombeiros e uma frota desses caminhões para oferecer disponibilidade rápida de água”, destacou o governador Ratinho Junior.

Monitorando o clima

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes, comentou sobre o planejamento da ação que está sendo executada. “Estamos planejando esta aquisição desde o ano passado, com a inclusão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) na secretaria. Nosso monitoramento de clima já mostrava a dificuldade prevista para esse período mais seco”, evidenciou ele.

De acordo com o Governo do Estado, o objetivo principal da ação, é auxiliar no fortalecimento de municípios que não possuem capacidade de investimentos suficiente para combater situações referentes aos recursos hídricos.

Diversas autoridades estavam presentes na cerimônia de entrega dos caminhões-pipa, realizada no Palácio do Iguaçu,
no último dia 7 de outubro.

Tendo em vista a crise climática global, o secretário também fez uma reflexão neste sentido. “É um momento de crise no clima em escala mundial, bem como de falta de água, além do país viver uma situação delicada de maneira geral. Há algum tempo adquirimos esses veículos e agora eles estão sendo entregues. Temos que preservar, recuperar e não permitir que o meio ambiente seja degradado. Esses caminhões-pipa são condicionantes neste combate”, acrescentou o secretário.

Municípios contemplados

O foco do programa é auxiliar todas as regiões do estado, principalmente os municípios que não têm capacidade financeira para efetuar tal tipo de aporte. Mallet, Paranaguá, Campo Mourão e Arapongas, entre muitas outras cidades estão sendo beneficiadas pela ação do Governo do Estado, que deverá ser concluída ao longo dos próximos meses.

Participaram da cerimônia de entrega, no Palácio do Iguaçu, o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz Costa; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Darlan Scalco; e os deputados estaduais Hussein Bakri, Alexandre Curi, Cobra Repórter e Emerson Bacil.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Governo do Estado vistoria andamento de pavimentação da PR-364
Após 50 anos União da Vitória volta a receber voos comerciais
Limpeza do Rio Iguaçu será realizada em São João do Triunfo no próximo sábado (24)