Três são-mateuenses subiram ao pódio no evento que ocorreu em União da Vitória (PR), no domingo (14). Na imagem, o ciclista Henrique Pinheiro Kroth. (Fotos: Jaqueline Bueno)

Aconteceu nos dias 13 e 14 a segunda fase do Campeonato Paranaense de Downhill, na cidade de União da Vitória. O sábado (13), foi dedicado aos treinos e o domingo (14), na competição.

Os ciclistas Henrique Pinheiro Kroth (categoria júnior), Filipe Dalmolin (categoria júnior), José Mário Teixeira (categoria juvenil), Alex Maciel (categoria sub-30) – todos da equipe Maresia Bikes –, e o são-mateuense Marcus Vinicius Removicz da Silva (categoria juvenil) representaram São Mateus do Sul na modalidade.

Dos cinco competidores do município, três deles subiram ao pódio: Henrique ficou em 4º lugar em sua modalidade com 2 minutos e 40 segundos de prova; Filipe em 5º com 3 minutos de prova; e José Mário com 3 minutos e 12 segundos de prova na categoria juvenil. Alex Maciel encerrou as provas em 7º lugar, com 2 minutos e 31 segundos de prova e Marcus em 8º lugar, com 9 minutos e 48 segundos.

Para Henrique, que participa do Downhill há dois anos e meio, a pista de competição era de grande nível técnico, onde os ciclistas precisavam ter um domínio alto da bicicleta. Apesar de ter se machucado durante o treinamento de sábado, o 4º lugar foi recompensador para o competidor, que destaca o desempenho de toda a equipe.

Segundo Alex Maciel, veterano do grupo, ele conheceu o esporte no ano de 2010 em uma pista na capital Curitiba. “O que me motiva no Downhill é me superar a cada descida, conhecer novas pistas e fazer novos amigos”, destaca. O ciclista pretende voltar a treinar com mais intensidade e superar o seu próprio tempo. “Agradeço aos meus colegas de equipe pelo incentivo, e sempre estamos de portas abertas para propostas de patrocinadores”, enfatiza.

Ciclista Alex Maciel.

Filipe, que sempre gostou de pedalar, conheceu o Downhill através dos amigos que praticavam o esporte. A sensação única trazida pelo esporte e a satisfação de dar o máximo pela diversão são peças fundamentais para seu desenvolvimento no Downhill . “Como aqui em São Mateus não existem muitos locais de treino que sejam à nível das pistas, eu treino mais a resistência fazendo outros esportes como correr e jogar basquete”, explica. O ciclista também busca melhorar o seu desempenho para as próximas competições.

Ciclista Filipe Dalmolin.

José destaca a participação de todo o grupo. “Após essa competição seguimos fortes nos treinos, nos preparando para as próximas etapas do campeonato paranaense, em busca de bons resultados! Agradeço a todos que estão na torcida e estamos abertos para novos patrocinadores”, diz.

Ciclista José Mário Teixeira.

Em sua primeira competição, Marcus afirma que ficou contente em ter a oportunidade de ter participado do campeonato. “Depois de conhecer um pouco das trilhas comecei a me soltar e no final a experiência foi incrível”, garante.

Ciclista Marcus Vinicius Removicz da Silva.Teixeira. (Acervo Pessoal)

O que é Downhill?

É uma modalidade do mountain biking onde o ciclista passa por um percurso em descida com no máximo algumas poucas retas, precisando passar por terreno bastante irregular, natural ou artificial, com raiz, pedras e pistas inclinadas, com jumps (pontos de salto), gaps (vãos a serem transpostos com ou sem ajuda de rampa) e drops (grandes degraus onde o ciclista se deixa “cair” para transpor), enfrentando situações de bastante risco.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Campeonato são-mateuense de futebol chega à 2ª fase
Golaço de Solidariedade: Consulado do Coritiba de São Mateus do Sul completa 13 anos do tradicional jantar beneficente
Inscrições abertas para a 1ª Meia Maratona Cidade de São Mateus do Sul

Deixe seu comentário

*