O lançamento do material mostrou os dados obtidos através da Agência Paraná de Desenvolvimento. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Aconteceu na segunda-feira (15), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, o lançamento oficial do livro do Programa Municipal para Atração de Investimentos (PMAI), desenvolvido pela equipe da Agência Paraná de Desenvolvimento. O livro tem como objetivo auxiliar na melhoria do ambiente de negócios de São Mateus do Sul e também sua gestão, tornando-o mais atrativo e eficiente. A produção do material está sendo pensada desde 2016 e conta com a parceria da Prefeitura Municipal e do Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE).

Dos 399 municípios do Paraná, apenas 20 possuem a formalização do livro que, segundo o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Eduardo Pinheiro Ferreira, será um diferencial para o município em todo o Paraná. “Nosso livro estará na Agência de Desenvolvimento do Estado e com isso seremos vistos por grandes empresários que queiram investir em nossa região”, enfoca em sua fala. Durante o lançamento do PMAI estiveram presentes secretários, vereadores, representantes de seguimentos produtivos como a erva-mate e comércio, e também a imprensa.

O livro possui cerca de 80 páginas que mostram dados como o diagnóstico sócio econômico e sua estrutura produtiva em São Mateus do Sul. A equipe também produziu uma análise de percepção realizada no município que aponta: condições de infraestrutura, social e de trabalho; base empresarial; clima de investimentos; mercado; sistema de ciência e tecnologia; meio ambiente; entre outros. “Para nós foi uma satisfação conhecer a estrutura do município e os interesses da comunidade, que precisa de motivação para acreditar na potencialidade da cidade em que vive”, aponta Jean Carlos Alberini, diretor executivo e autor do PMAI.

Além da apresentação e divulgação do livro, no encontro foram discutidos novas alternativas para atração de investimentos que foram mencionadas pelos empresários presentes no lançamento, como a criação de um laboratório para os estudos da erva-mate. O PMAI traz tabelas, gráficos e dados quantitativos e qualitativos.

A elaboração do material foi dividida em dois projetos, que abordavam o diagnóstico, mapeamento de demandas e gargalos por meio de oficinas para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado do município; a promoção do desenvolvimento econômico sustentado; seleção dos setores prioritários e estruturação da proposta de valor pautados nos resultados do mapeamento; mapeamento das cadeias produtivas, definição das vocações econômicas do município e da estratégia para atração de novos investimentos empresariais; e a entrega do material.

Além de estar disponível na Agência Paraná de Desenvolvimento, o material encontra-se na Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, para que moradores e empresários tenham acesso na íntegra de todos os dados levantados sobre o município.


Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul recebe indicação de emenda parlamentar para aquisição de equipamentos rodoviários
SamasCast: um jeito novo de ouvir São Mateus do Sul
São Mateus do Sul está entre os 104 município que receberão verbas no programa Paraná Mais Cidades