Panorâmica da área urbana de São Mateus do Sul. (Fotos: Wellinton Machiavelli Burak)

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), lançou em 2019 a campanha “Reaja São Mateus”, que tem como objetivo a realização de ações para o crescimento das empresas, geração de empregos e atração de novos investidores para colaborar no desenvolvimento do município. Luciano Moreira Castilho, presidente da ACIASMS é um dos idealizadores da ação, e acredita nesse potencial. “É só olharmos em nossa volta: em 2019 novos supermercados se instalaram no município, além de outros ramos no comércio e a abertura de vagas em algumas indústrias”, destaca.

Segundo os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), dos 399 município do Paraná, São Mateus do Sul foi a 20º cidade que mais gerou empregos em 2019, com saldo positivo de 561 vagas a mais no que se refere a novas admissões. Na região, o município da Lapa mostrou um saldo positivo de 215 novos empregos, Irati 50, Palmeira 1 e União da Vitória um negativo de -51. Vale ressaltar que esses números correspondem aos de novos empregos, e não fazem referência aos que supriram as vagas de demissões.

As três áreas que mais geraram empregos em São Mateus do Sul foram:

Industrial: 187 novos empregos;
Comércio: 153 novos empregos;
Construção civil: 143 novos empregos.

De acordo com os dados da Sala do Empreendedor juntamente com o Sebrae, em 2019 o município de São Mateus do Sul contou com um aumento de 26% de Microempreendedores Individuais (MEI’s) e acréscimo de 14% de novas empresas. “Mesmo com todos esses dados, é importante destacar que o município necessita de políticas públicas de desenvolvimento para garantir a atratividade de novas empresas para a cidade”, ressalta Luciano. A colaboração da Prefeitura Municipal é um ponto crucial para garantir esse desenvolvimento.

Distrito industrial

Algumas movimentações estão sendo feitas em terrenos na área urbana, além das expansões de empresas populares no município. Eduardo Ferreira Pinheiro, Secretário de Indústria e Comércio, destaca que está em andamento o processo licitatório no modelo ampla concorrência para a concessão de direito de uso de um terreno pelo período de 10 anos no distrito industrial do município, com 1.539,47 m². Os interessados deverão entregar toda a documentação referente a licitação até o dia 27 de fevereiro, às 9h. A abertura dos documentos acontecerá no mesmo dia, às 9h10, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal.

O Secretário destaca também que já iniciou a preparação de novos terrenos na região industrial. “O espaço é de três alqueires, onde estamos realizando o projeto de arruamento para dividir em novos lotes para o parque industrial, que serão licitados no mesmo formato”, destaca. Os recursos programados para a pavimentação da via principal da área industrial já foram aprovados. A licitação da empresa que será responsável pela obra acontecerá no dia 14 de fevereiro, às 8h31, pelo site www.bllcompras.org.br.

Para os empresários interessados em enviar a documentação para os terrenos do distrito industrial, podem entrar em contato com a Secretaria de Indústria e Comércio para mais informações: (42) 3912-7034.

CHARGE

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul comprova que a paralisação não é apenas dos caminhoneiros
Veja o que abre e o que fecha no feriado de Carnaval em São Mateus do Sul
Páscoa Ouro Verde Compartilhando o Amor mobiliza são-mateuenses