Da esquerda para direita: suplente de deputado Alisson Wandscheer, vereador Valter Przywitowski, empresário Ivanes Tortelli, prefeita Fernanda Sardanha, deputado Toninho Wandscheer, secretário Carlos Chaves e o reitor Odacir Zanatta em visita a Microxisto. (Fotos: Divulgação Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

Mais um passo foi dado, tornando maior a possibilidade de São Mateus do Sul vir a ter um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR. A visita aconteceu na sexta-feira, dia 6 de agosto, quando a prefeita Fernanda Sardanha recebeu oficialmente o reitor Odacir Zanatta, juntamente com o deputado federal Toninho Wandscheer, que proporcionou esse encontro. Também fizeram parte da visita o secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, Carlos Roberto Chaves, o vereador Valter Przywitowski e o presidente do PROS Paraná e suplente de deputado estadual, Alisson Wandscheer.

O encontro faz parte de uma série de reuniões que procuram viabilizar a instalação do campus da IFPR em São Mateus do Sul. Esses contatos iniciais procuram demonstrar os potenciais tecnológicos já instalados no município e apresentar os diversos potenciais que a cidade e região apresentam para receber esta importante instituição de ensino.

O secretário Carlos Roberto Chaves tem mantido estreitos contatos com os departamentos do IFPR, analisando as possibilidades e potenciais locais para a instalação do campus, sendo que este faz parte de um projeto mais amplo, que inclui a criação de uma Incubadora Tecnológica em São Mateus do Sul, a qual poderá viabilizar iniciativas do agronegócio e agroindústria, que têm um grande potencial na nossa região. Também irá alavancar iniciativas da indústria de eletroeletrônicos e de energias renováveis.

O reitor Odacir Zanatta conheceu a cidade e fez várias visitas, entre elas ao Centro de Pesquisa da Unidade de Industrialização do Xisto, Petrobras-SIX, que faz parte do convênio que procura atrair a instalação do campus do IFPR, e também conheceu as empresas MicroXisto e Incepa, além da tecnologia de ponta instaladas nelas, além dos potenciais de incrementos que essas empresas possuem.

Comitiva em visita técnica a mineração da Petrobras-SIX.

Carlos Roberto Chaves falou sobre a importância dessa visita em São Mateus do Sul: “Esse é o início das tratativas para trazer o Instituto Federal do Paraná para nossa cidade e região, pois é uma instituição de ensino que oferta cursos técnicos e superiores de muita qualidade, com tradição de pesquisa e desenvolvimento de projetos, proporcionando uma formação de excelência na área tecnológica”. Ainda segundo Chaves, a vinda do IFPR faz parte dos planos que sua secretaria tem para contribuir através da educação de forma efetiva com o desenvolvimento do município, por isso a secretaria que antes era apenas de Indústria e Comércio passou a cuidar do Turismo, Ciência e Tecnologia também, pois é possível fomentar esses importantes setores para o desenvolvimento de nosso município e região.

Ainda na sexta-feira, no final da tarde, juntamente com a prefeita Fernanda Sardanha, o reitor Odacir Zanatta pode participar de uma reunião na Aciasms, com a participação da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, da CDL e também do Codesamas, numa demonstração de união das diversas entidades em torno desse projeto de possibilitar que a IFPR se instale em São Mateus do Sul. O reitor Zanatta agradeceu a recepção e ficou extremamente feliz com a união das entidades em torno desse importante projeto. Explicou para os presentes que o próximo passo será a elaboração de um projeto para ser levado a Brasília, para ser analisada a viabilidade ainda em setembro deste ano, já dando o seu apoio para tal.

A prefeita Fernanda Sardanha, na oportunidade, mencionou que irá até Brasília para fazer a defesa deste projeto e investir de todas as maneiras para a aprovação desta importante pauta para São Mateus do Sul e região, contando com todo apoio do deputado federal Toninho Wandscheer.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Badin – O colono esteve em São Mateus do Sul
Grupo estuda implantar incubadora tecnológica em São Mateus do Sul
Prefeito e empresários de São Mateus do Sul participarão de encontro na Alemanha