(Fotos: Alana Pietrala Chincoviaki/Gazeta Informativa)

O dia 28 de agosto representa um importante marco para nossa cidade. Simboliza não apenas os antigos imigrantes que chegaram até o município, mas também o respeito, admiração e orgulho de um povo referente aos seus antepassados.

A presença da cultura polonesa na cidade de São Mateus do Sul não é novidade para quem reside aqui, mas agora todos os moradores podem se orgulhar em afirmar fazer parte da Capital Polonesa do Paraná. Esse é um título merecido e que muitos já almejavam receber, enquanto outros já consideravam tal designação à cidade, sem mesmo uma oficialização. Nossa cidade conta com um belo patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, linguístico e turístico, que pode ser facilmente observado por aqueles que nos visitam. A presença do sangue polonês em nosso povo também é marcante se observado os sobrenomes que acompanham a grande maioria dos são-mateuenses, sendo possíveis citar: Nowak, Kowalski, Wiśniewski, Lewandowski, Zieliński, Kozłowski e outros diversos, além de variantes encontradas com diferentes grafias.

Após a entrega do título, aconteceu uma breve apresentação do casal de irmãos, Micael Kowalski e Nataly Kowalski, membros do Grupo Folclórico Polonês Karolinka.

Cavaleiros de diversas regiões, que mantêm a tradição do tropeirismo, estiveram presentes. Um grupo da comunidade do Turvo de Baixo cavalgou por 18 km para participar do desfile.

O evento contou com belos trajes remetendo à cultura polonesa.

Essa data contou com um desfile de carroças, cavalos e carros em geral, que saíram da Praça da Rodoviária e seguiram até a Rua do Mathe, onde aconteceu a entrega do tão merecido título durante a 2ª edição do Polskie Smaki. Esse desfile se deu como uma verdadeira homenagem aos primeiros imigrantes e o evento em si trouxe a oportunidade de resgatar a cultura polonesa presente, principalmente, na culinária. Com pratos típicos, pessoas trajadas e a venda de objetos e vestimentas trazidos diretamente da Polônia, o II Polskie Smaki foi um verdadeiro sucesso.

O que mais chamou atenção dos que passavam pelo local foi a presença da TVP Polonia, um canal internacional da Telewizja Polska que registrou todos os acontecimentos e terá sua divulgação durante as próximas semanas, contando com uma entrevista com Írio Janoski, responsável pelo Grupo Folclórico Polonês Karolinka.

O desfile contou com uma carroça servindo chopp para quem acompanhava o caminho pela avenida.

Uma verdadeira viagem na cultura culinária polonesa foi possível através dos diversos pratos servidos durante o evento e que também estavam disponíveis no aplicativo de delivery Aiqfome.

Houve durante o desfile homenagens à Nossa Senhora de Częstochowa, consagrada como a padroeira da Polônia.

A entrega do título de Capital Polonesa aconteceu às 15h, contando com a presença de diversas autoridades. Essa conquista foi alcançada através da Lei Estadual 20.655/2021 de autoria do deputado estadual Emerson Bacil, que além do título ao nosso município, também insere no calendário oficial de eventos no estado do Paraná a festa Tradyejie Polskie, a qual será realizada anualmente no último sábado do mês de agosto.

Aqueles que não puderam participar do evento, tiveram a oportunidade de levar até sua mesa a culinária polonesa através do delivery, tendo como empresa responsável o Aiqfome, que deu suporte para os vendedores do evento. Já aqueles que ainda assim quiseram assistir, tanto o desfile quanto a entrega do título, assim como as vendas que ocorriam no local, puderam acompanhar as transmissões ao vivo feitas pelo Facebook do Jornal Gazeta Informativa, as quais vão continuar disponíveis para serem assistidas.

O Polskie Smaki foi uma realização do grupo Karolinka junto do Rotary Club, tendo apoio da prefeitura, CDL, CODESAMAS e Associação Comercial. Certamente, um foi um belo evento responsável por resgatar o espírito de esperança no povo são-mateuense, o qual esperamos se tornar algo ainda maior nos próximos anos.

Grupo de carros antigos também marcou presença no desfile, compartilhando muita alegria pela conquista da nossa cidade.
Alana Pietrala Chincoviaki
Últimos posts por Alana Pietrala Chincoviaki (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Conselho Editorial da Uniuv lança livro em parceria com Batalhão Juarez Távora
Karolinka representa a diversidade do folclore polonês em evento olímpico no Rio de Janeiro
Sócio Contribuinte APAE