Geral

São Mateus do Sul realiza a abertura da Semana da Pátria

Fotos: Thaís Siqueira

Cerca de mil pessoas, entre estudantes, professores e professoras de São Mateus do Sul, além de servidores públicos, lideranças políticas, militares e entidades do município participaram na manhã dessa terça, 1, da celebração cívica em alusão à chegada da Semana da Pátria, em que se comemora o Dia da Independência do Brasil, no dia 7.

O evento aconteceu em frente à prefeitura e contou ainda com a apresentação de três fanfarras do município: a Corporação Musical Fênix, do Colégio Estadual Eugênio de Almeida, de Fluviópolis; a Fanfarra Mirim da Escola Municipal Odemira Cunha, da Vila Amaral; e a Banda de Percussão Imperatriz, do Colégio Estadual Duque de Caxias.

Durante a cerimônia, estudantes do programa Atleta do Futuro (Sesi/Prefeitura) trouxeram a tocha com o Fogo Simbólico, que foi colocado em uma pira localizada em frente à prefeitura pelo prefeito Clovis Ledur, e que representa o civismo e o respeito à pátria brasileira.

Em seu discurso, o prefeito exaltou a importância do patriotismo e da participação popular para o futuro da nação. Ledur fez menção às recentes manifestações de diversas frentes populares que vêm acontecendo em todo o Brasil e também em São Mateus do Sul. “Vivemos uma época movimentada, em que as pessoas mostram que querem garantir seus direitos e isso é muito importante. Com respeito e educação, essas manifestações são muito válidas e demonstram que as pessoas estão vigilantes; e a melhor forma de demonstrar amor pela pátria é cuidando do que está próximo da gente, seja da natureza, das crianças, do nosso patrimônio. É isso que queremos”, disse.

O município precisou cancelar alguns eventos previstos para o mês de setembro – entre eles, o Desfile Cívico do dia 7 e o show do aniversário da cidade, no dia 21 – para não prejudicar a agenda de reposição de aulas da rede estadual. A opção pelo ato simbólico, no formato como aconteceu na manhã do dia 1º, aconteceu em comum acordo entre a prefeitura, escolas municipais, colégios estaduais e particulares, entidades e instituições ligadas aos serviços de assistência social de São Mateus do Sul.

Confira a galeria de fotos:

Com informações Assessoria PMSMS

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Shows regionais agitam 20º Festa da Uva
Nova juíza responsável pela operação Lava Jato cresceu em São Mateus do Sul
Secretaria da Saúde alerta sobre importância do Teste do Pezinho