Em caso de suspeita de Covid-19 ou doença respiratória, procure a unidade sentinela estruturada exclusivamente com esta finalidade de atendimento à população são-mateuense, localizada em anexo ao Pronto Socorro Municipal.
(Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, divulgou em seu boletim epidemiológico nesta quinta-feira (10), a confirmação do caso de número 932 de Covid-19 em nossa cidade. São Mateus do Sul já totaliza 11 óbitos ocasionados pelas complicações oriundas da doença, estando 254 casos em situação de monitoramento e outros 89 aguardando o resultado do exame. São 856 casos recuperados, ao longo de quase 9 meses de pandemia.

O estado do Paraná também tem vivido um aumento acentuado nas confirmações de casos, fato que é visto com preocupação por parte das autoridades públicas. A última reunião ordinária do ano da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), realizada na última quarta, através de videoconferência, reafirmou a importância de a população manter o distanciamento e também o isolamento social, cuidados que devem ser adotados também nas festas de fim de ano.

Prevenção é o melhor remédio

O secretário da Saúde do Estado, Beto Preto, comentou sobre a situação vivida nos últimos dias. “Não podemos baixar a guarda neste período, temos que seguir em alerta geral pois vivenciamos uma curva ascendente de casos, internamentos e óbitos no Estado. Por isso reafirmamos que a hora é de ainda mais união entre os gestores públicos”, afirmou ele.

O município de São Mateus do Sul permanece em estado de alerta, tendo em vista o elevado aumento do número de confirmações de Covid-19 vivido nos últimos 2 meses.

Ele ainda comentou sobre a euforia vivida por todos, tendo em vista o comunicado global de que o Reino Unido foi o primeiro país a iniciar a vacinação em massa contra o coronavírus. “O momento também é de grande expectativa em torno da vacina contra esta doença, e reiteramos a total confiança do Governo do Estado no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que definirá as estratégias a serem tomadas para a vacinação no Brasil”, destacou o secretário da Saúde paranaense.

Balanço atual da pandemia no Paraná

Durante a referida reunião, a Secretária da Saúde do Paraná apresentou um balanço da atual situação epidemiológica e da ocupação de leitos diante da pandemia. “A capacidade adicional de leitos está no limite no Paraná, com as 4 macrorregiões apresentando crescimento súbito de ocupação. Extrapolamos nestas duas últimas semanas o platô do período do inverno, quando juntamente com a Covid-19 também tínhamos muitas internações por outras doenças respiratórias”, afirmou Vinícius Filipak, diretor em Gestão de Saúde da Secretaria.

Foi realizada na última terça-feira (8), através de videoconferência, a última reunião do ano da CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Paraná), cuja pauta foi a reafirmação das medidas de segurança em saúde direcionadas ao combate
da Covid-19 em nosso estado. (Foto: AEN-PR)

Ele ainda comentou sobre as medidas indispensáveis exigidas neste momento delicado. “A abertura de leitos não é a única resposta para o enfrentamento. Ninguém enfrenta a pandemia apenas com leitos. Reafirmamos que as medidas restritivas de circulação, distanciamento e isolamento são indispensáveis até a chegada definitiva da vacina e de medicamento para a doença”, reiterou Filipak. A CIB é formada por representantes da Secretaria Estadual da Saúde e representantes de secretários municipais, que são indicados pelo Cosems/PR (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde).

Situação nas cidades vizinhas

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Antonio Olinto, na última terça-feira (8), o município possui 132 casos confirmados de Covid-19. A cidade registra 1 óbito ocasionado em decorrência das complicações originadas pela doença e 9 pacientes positivados com o vírus ativo no presente momento. São 122 pacientes recuperados e 54 casos em monitoramento.

Através de boletim divulgado na última segunda-feira (7), o município de São João do Triunfo registrou o número de 37 casos confirmados de Covid-19. A cidade registra 2 óbitos causados pela doença, bem como 28 casos em investigação, 34 casos recuperados e 367 descartados, durante o período de pandemia vivido por toda a sociedade. Não deixe de seguir as normas de proteção em saúde, a vida é o bem mais precioso que existe!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Hospital Dr. Paulo Fortes recebe novos equipamentos para atendimento da população
E aí homem, você já cuidou de sua saúde esse ano?
Governo do Estado intensifica ações de vacinação contra a pólio no Paraná