Novo Prendado do MTG PR 2022/2024. (Fotos: Divulgação)

A cidade de São Mateus do Sul foi palco no fim de semana, nos dias 14 e 15 de janeiro, de importantes eventos envolvendo a tradição gaúcha. Estavam presentes no município prendas e peões dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) de diversas cidades do Paraná para participarem de dois importantes eventos tradicionalistas: o 21º Congresso Tradicionalista do MTG-PR, que ocorreu no pavilhão da Igreja Matriz São Mateus, no qual houve a eleição do novo presidente do MTG; e o 22º Concurso de Peões e 27º Concurso de Prendas do MTG, realizado no Colégio Estadual Duque de Caxias.

Os eventos contaram com a presença de lideranças de CTG’s, além da participação de representantes de São Mateus do Sul, como a Prefeita Fernanda Sardanha e seu vice Adão Staniszewski.

No congresso foi eleito como presidente do MTG-PR, José Aroldo que reside na cidade de Fartura, divisa entre Paraná e São Paulo da 14ª Região Tradicionalista.

Emmanoel na hora da prova escrita.

Já nos eventos de prendas e peões o destaque vai para Emmanoel Okonoski, do CTG Chapada dos Ervais, que representou São Mateus do Sul e conquistou o cargo de 1º Peão Biriva Mirim do MTG-PR e também para Marilda dos Santos, do CTG Pialo Da Saudade, que ficou em 5º lugar como Prenda Veterana.

“Peões e Prendas passaram por uma prova escrita com questões de conhecimento de história, geografia, tradição, folclore e temas atuais. Além de demonstrarem seus dotes artísticos como declamação, danças, artesanato, culinária e também provas campeiras”, explica Geomara Kavilhuka, Diretora Artística e Cultural da 6ª RT MTG-PR.

O destaque foi para Emmanoel Okonoski, do CTG Chapada dos Ervais, que representou São Mateus do Sul e conquistou o cargo de 1º Peão Biriva Mirim do MTG-PR e também para Marilda dos Santos, do CTG Pialo Da Saudade, que ficou em 5º lugar como Prenda Veterana.

Marilda com sua mesa de dotes.

Tais eventos deixaram os visitantes encantados pela nossa cidade e com muitos elogios para a rede hoteleira e comércio local.

Geomara agradece a Prefeitura Municipal; Direção do Colégio Duque de Caxias e coordenação da CFR; Coordenadoria da 6ª RT; Patrões, prenda e peões dos CTGs de São Mateus do Sul; e também equipe da Matriz de São Mateus que se emprenharam em realizar esses eventos com muita competência.

Por Cláudia Burdzinski/Portal RDX

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Jovem são-mateuense realiza intercâmbio nos Estados Unidos
Conselho Editorial da Uniuv lança livro em parceria com Batalhão Juarez Távora
Aulas e apoio em Libras referenciam a inclusão em São Mateus do Sul