A preparação iniciou na segunda-feira (21), com o primeiro encontro dos 41 atletas interessados em participar da seleção São Mateus Futsal. (Foto: Alexandre Müller/São Mateus Futsal)

Aconteceu na segunda-feira (21), no Ginásio Municipal Olívio Wolff do Amaral (Polacão), o primeiro encontro dos atletas interessados em atuar na equipe são-mateuense de futebol de salão (futsal). O objetivo da criação do time é a participação pela quarta vez de uma equipe de São Mateus do Sul no Campeonato Paranaense de Futsal série bronze, que será disputado ainda no primeiro semestre de 2019.

Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Smetur), Prefeitura Municipal e membros voluntários da comunidade, o “São Mateus Futsal” – nome da equipe –, tem como objetivo incentivar a prática de esportes nas categorias de base servindo como espelho para as categorias menores. O intuito também é proporcionar entretenimento à população, fazendo com que São Mateus do Sul volte a ser colocado no patamar de destaque do esporte no estado, reunindo centenas de pessoas para assistir aos jogos.

Segundo Carlos Eduardo de Oliveira, coordenador técnico e esportivo do município, 41 atletas participaram do primeiro dia de treino e 47 do segundo dia. “Marcamos o dia de início dos treinos, que foi uma seletiva, para quem quiser tentar uma vaga na equipe. Esta fase de seletivas vai até a segunda semana de fevereiro e quem está desde o começo leva vantagem. Porém, quem não pôde vir no primeiro treino poderá participar dos próximos, que acontecerão nas segundas, quartas e sexta-feiras, às 20h, no Polacão”, explica o coordenador, que confia na participação de mais jogadores.

Oliveira comenta que no primeiro momento foi repassado aos atletas sobre a carga dos treinos, dias, evolução, jogos e como funciona a competição e sua importância. “Estamos em fase de seleção dos atletas, mas também não podemos deixar de lado a parte física. A competição geralmente começa em abril, e precisamos dar volume aos treinos para termos uma melhora no aspecto aeróbico dos atletas para depois de 40 dias começarmos trabalhar com as especificidades físicas da modalidade”, informa. O coordenador explica que além da parte do coletivo, em que os atletas estão sendo observados, todos tiveram que correr pouco mais de três quilômetros. “Desta forma vamos evoluindo na questão do volume de exercícios de baixa carga e baixa intensidade.”

Brasão time são-mateuense.

Questionado sobre a idade mínima para participar dos treinos, Oliveira desmistifica, falando que não há essa limitação. “Estipulamos uma idade mínima de 18 anos, mas faremos convocações pontuais para os menores. Quem for menor de idade e se achar apto a acompanhar os treinos pode vir que será bem recebido”, enfatiza. O campeonato geralmente inicia no mês de abril, onde as primeiras fases são as de grupo onde as equipes jogam dentro e fora de casa contra as equipes de seu grupo, sendo a primeira fase regionalizada. “Sabemos que municípios como União da Vitoria, Bituruna, Irati, Rebouças, Prudentopolis e Castro também vão entrar, e até o interesse de São João do Triunfo. A partir da segunda fase, as equipes enfrentam outras regiões do Estado”, diz.

A equipe gestora, neste mês de janeiro, está na fase de empenhos focados na procura de patrocinadores que possam colaborar com a seleção São Mateus Futsal e destaca a necessidade de parcerias para o uniforme e demais materiais, transportes, alimentação, acompanhamento médico, etc. Os interessados em colaborar com o time em forma de patrocínio, basta entrar em contato com a Smetur no telefone (42) 3912-7054.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São-mateuense vence competição de jiu-jitsu
2º Passeio Ciclístico realizado pela Polícia Militar acontecerá no dia 9 de dezembro
Inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2019 estão abertas

Deixe seu comentário

*