(Imagem Ilustrativa)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul divulgou na última sexta-feira (24), a confirmação do primeiro caso de febre amarela em primata no município. Segundo eles, a confirmação veio por meio do Boletim Epidemiológico nº 001 de 22/01/2019 expedido pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. O macaco foi encontrado morto na localidade de Anta Ruiva, no dia 26 de dezembro de 2019.

Desde o dia 7 de janeiro até o momento, a vigilância sanitária contabilizou o número de 32 epizootias de PNH – notificações de macacos mortos – nas comunidades interioranas do município. “São apenas os que nos informaram e então conseguimos mapear”, destacam.

Dos 32, apenas 12 animais estavam em condições de coleta de material. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), e a equipe aguarda a confirmação se as mortes foram recorrentes do vírus da febre amarela. O resultado leva em torno de 20 a 30 dias para ficar pronto.

“É muito importante que a população entre em contato com a Vigilância Sanitária para que possamos mapear os locais onde estes animais estão morrendo e ainda, nos informar com a maior brevidade possível para que possamos realizar as coletas necessárias para as análises”, destaca a equipe de saúde.

Eles ressaltam aos moradores para não matarem os macacos que encontrarem pela cidade e interior. “Os primatas não oferecem risco, são vítimas como nós e ainda nos indicam o local da possível circulação do vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância da vacinação contra a febre amarela e pede para que toda a população de São Mateus do Sul, que esteja na faixa etária de 9 meses a 59 anos de idade, principalmente aqueles que residem na Zona Rural, procurem uma Unidade de Saúde Municipal para se vacinarem.

Para mais informações entre em contato pelos telefones: (42) 99927-2442; 3912-7078.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Audiência Pública marca o início do processo de construção do tão esperado novo hospital
Campanha de vacinação contra o Sarampo acontece durante o mês de agosto em São Mateus do Sul
Mais de 13 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em São Mateus do Sul