Educação e Cultura

Secretaria Municipal de Educação e Cultura apresenta projetos que serão adotados junto aos alunos em 2018

A capacitação visou apresentar e orientar as professoras quanto aos projetos que serão desenvolvidos em sala de aula no ano letivo. A equipe da Gazeta Informativa também se fez presente na atividade junto às professoras, apresentando o projeto “Gazeta Informativa na Escola”, que vêm sendo desenvolvido desde o ano passado. E em breve será desenvolvido nas salas de aula do município de São Mateus do Sul. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Com o objetivo de facilitar o trabalho das professoras, fazendo-as compreender que os projetos só vêm a somar no dia a dia em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul (SEMEC), vêm promovendo a II Capacitação de Docentes em projetos.

A capacitação iniciou na segunda-feira (26), com as professoras que lecionam com as turmas do primeiro ano. Na terça-feira (27), foi dado continuidade com as professoras dos segundos anos. Na semana posterior, as profissionais das turmas de terceiro, quarto e quinto anos também participarão da atividade.

Segundo a coordenadoria dos projetos da SEMEC, através das professoras Nilva Elaine Graboski e Eliziane Chagas Moura, esta é a segunda capacitação em projetos. A ideia é realizar essa interatividade todo início de ano, para colocar as professoras em conhecimento de todos os projetos feitos nas escolas durante o ano.

“Na ocasião é explicado a importância de cada um dos projetos: como serão realizados, cronograma com as datas para entrega das atividades referentes a cada projeto, sugestões de atividades, entre outros. Isso mostra às professoras que os projetos devem ser trabalhados de uma forma integrada, pois os mesmos são referentes a conteúdos já programados na proposta pedagógica das escolas. Um projeto sempre está relacionado a outro, eles se complementam.”

De acordo com as coordenadoras, as professoras trocaram ideias, sugestões, participaram de dinâmicas e o retorno está sendo muito positivo.

Dentre os projetos apresentados às professoras e que serão trabalhados diretamente com os alunos, se destacam: Projeto Saúde na Escola; Projeto Campo Limpo; Projeto Paca; Projeto de Empreendedorismo – JEPP; Projeto Valores; Projeto Pense Grande: Construindo valores, formando vencedores; Projeto Agrinho; PROERD; Projeto Erga essa Bandeira; Projeto Educação Socioambiental – Sanepar; Projeto Desafio da Transição; Projeto Resgate Histórico de São Mateus do Sul – A Arte de Criar Poesias.

Gazeta Informativa na Escola

A equipe da Gazeta Informativa também se fez presente na atividade junto às professoras, apresentando o projeto “Gazeta Informativa na Escola”, que vêm sendo desenvolvido com o apoio da equipe pedagógica da SEMEC, e em breve será desenvolvido nas salas de aula de São Mateus do Sul.

Desde o ano passado, o jornal está sendo enviado semanalmente à todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de São Mateus do Sul. A equipe de profissionais do jornal vem participando das ações correlacionadas às instituições com o objetivo de aproximar-se dos alunos, para tanto uma parceria foi firmada e vem sendo desempenhada junto a SEMEC, com a finalidade de mútua colaboração.

O objetivo do projeto, além de aproximar o jornal dos alunos, é promover a valorização da leitura através do periódico impresso semanal. Geralmente, durante o trabalho desenvolvido em sala de aula, o professor utiliza revistas, gibis, panfletos, jornais, entre outros.

Todo material apresenta um benefício, nesse momento de apresentação, os educadores puderam analisar as vantagens do jornal impresso municipal para a metodologia de ensino e interatividade.

De acordo com alguns estudiosos, o uso do jornal deve ser inserido primeiramente no currículo escolar e no plano político pedagógico da escola. Tal referência não quer dizer especificamente do plano de ação da escola e sim do planejamento.

O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria. Este tipo de mídia oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e participativo da realidade social.

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