Cidade

Segunda fase do Plano Diretor foi apresentada para as Secretarias Municipais

A reunião marcou a finalização da segunda fase do Plano Diretor de São Mateus do Sul. Foram discutidos os diagnósticos apresentados pela empresa responsável pela consultoria. (Foto: Assessoria Prefeitura Municipal)

Aconteceu na quinta-feira (26), uma reunião de todas as Secretarias Municipais de São Mateus do Sul com a empresa Hyczy Engenharia, responsável pela consultoria do Plano Diretor que começou a ser feito no primeiro semestre de 2018. O objetivo da reunião foi apresentar um diagnóstico dos encontros feitos durante as Oficinas nos bairros e comunidades do município, finalizando dessa forma, a segunda fase do Plano Diretor.

Após esse levantamento, a equipe da Prefeitura Municipal irá marcar Audiências Públicas que terão como foco esses pontos apresentados no decorrer da reunião. De acordo com Lucas Hyczy, responsável pela empresa de consultoria do Plano Diretor, serão mostrados alguns levantamentos sobre estudos econômicos, perímetro urbano racional, ruas comerciais, regularização fundiária urbana e a mostragem gráfica e atualizada de São Mateus do Sul para todos os presentes.

O Plano Diretor serve para orientar o desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município. Ele deve responder questões de como fazer com que a cidade se desenvolva de forma organizada. No primeiro semestre de 2018, a população são-mateuense pôde participar das Oficinas do Plano Diretor, que teve como principal objetivo a colaboração e opinião dos moradores para apresentação de quais pontos são considerados importantes para garantir o desenvolvimento municipal.

As Oficinas foram destinadas a bairros e localidades próximas, fazendo com que os habitantes elencassem quais são as necessidades, melhorias e ideias na infraestrutura, meio ambiente, mobilidade, etc., de suas regiões. As pessoas que participaram das Oficinas também puderam conhecer como acontece o funcionamento de um município, entendendo todo planejamento.

Ocorrendo de 10 em 10 anos em municípios com mais de 20 mil habitantes, o Plano Diretor engloba a Lei Federal nº 10.257/2001, e é a ferramenta central do planejamento das cidades brasileiras. Em São Mateus do Sul, a última revisão aconteceu no ano de 2004, com alterações pontuais posteriores.

Segundo Geruza Vieira, Arquiteta e Urbanista da Prefeitura Municipal, desde o último Plano Diretor, podemos citar a construção da ponte na rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, a padronização das calçadas e a pavimentações de algumas ruas que estavam contidos nestes planejamentos.

Nos próximos dias, a Prefeitura Municipal estará divulgando a data da Audiência Pública que fará parte da terceira fase do Plano Diretor de São Mateus do Sul.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Nova diretoria da ACIASMS toma posse
São Mateus do Sul se torna cidade-irmã de Virasoro, na Argentina
Expomate marca o fim de semana são-mateuense