Cidade

Segunda oficina da revisão do Plano Diretor são-mateuense é realizada junto à comunidade

A oficina reuniu moradores da Vila Pinheirinho, Vila Faty, Colônia Taquaral e Usina Velha na elaboração de metas que nortearão o Plano Diretor. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal vem realizando oficinas junto às comunidades são-mateuenses visando a elaboração do Plano Diretor e propondo que os moradores elenquem quais são as necessidades de sua região.

Na terça-feira (22), foi realizada mais uma das oficinas, agora com os moradores da Vila Pinheirinho, Vila Faty, Usina Velha e Colônia Taquaral, nas dependências da Escola Municipal Doutor Paulo Fortes e reuniu cerca de 30 pessoas que destacaram as demandas de seus bairros e respectivas ruas.

O Plano Diretor é um instrumento da política urbana instituído pela Constituição Federal de 1988, que o define como instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana e é regulamentado pela Lei Federal nº 10.257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade, pelo Código Florestal (Lei nº 4.771/65) e pela Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/79).

São objetivos básicos do Plano Diretor: a preservação do meio ambiente através da defesa dos recursos naturais e da proteção do patrimônio histórico artístico, cultural, urbanístico, arqueológico e paisagístico; a melhoria da qualidade de vida da população de forma a promover a inclusão social e a solidariedade humana, reduzindo as desigualdades que atingem diferentes camadas da população e regiões do município; a racionalização dos investimentos do Poder Público; a implantação do planejamento integrado da gestão municipal; a garantia da participação da comunidade na gestão territorial e a promoção do desenvolvimento sustentável municipal.

Dentre os vários assuntos levantados, há destaque relevante às questões ambientais que envolvem essas comunidades que estão próximas ao Rio Taquaral. Alguns temas abordados foram: a degradação do Rio Taquaral e Rio Canoas e os problemas das enchentes, além a criação de áreas verdes, como parques.

Confira o cronograma das próximas oficinas que serão realizadas nas respectivas datas e locais. As demais localidades terão o cronograma ainda definido.

Data: 05/06; Horário: 18h; Local: Escola Odemira Cunha; Vilas: Colônia Cachoeira, Colônia Iguaçu e Vila Amaral.

Data: 12/06; Horário: 18h; Local: Centro da Juventude; Vilas: Jardim Dona Hermínia e Vila Blasczyk.

Data: 19/06; Horário: 18h; Local: Centro da Juventude. Vila: Centro.

Data: 26/06; Horário: 18h; Local: Centro da Juventude; Vilas: CEPE, Colônia Canoas, Paiol Grande, Petrobras e Vila Prohmann.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Representantes elencam perspectivas para o futuro de São Mateus do Sul
Representante da Petrobras garante para Bacil permanência da SIX
Procon de São Mateus do Sul orienta moradores e empresários sobre eventos cancelados no município