

A oficina reuniu moradores da Vila Pinheirinho, Vila Faty, Colônia Taquaral e Usina Velha na elaboração de metas que nortearão o Plano Diretor. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura Municipal vem realizando oficinas junto às comunidades são-mateuenses visando a elaboração do Plano Diretor e propondo que os moradores elenquem quais são as necessidades de sua região.
Na terça-feira (22), foi realizada mais uma das oficinas, agora com os moradores da Vila Pinheirinho, Vila Faty, Usina Velha e Colônia Taquaral, nas dependências da Escola Municipal Doutor Paulo Fortes e reuniu cerca de 30 pessoas que destacaram as demandas de seus bairros e respectivas ruas.
O Plano Diretor é um instrumento da política urbana instituído pela Constituição Federal de 1988, que o define como instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana e é regulamentado pela Lei Federal nº 10.257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade, pelo Código Florestal (Lei nº 4.771/65) e pela Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/79).
São objetivos básicos do Plano Diretor: a preservação do meio ambiente através da defesa dos recursos naturais e da proteção do patrimônio histórico artístico, cultural, urbanístico, arqueológico e paisagístico; a melhoria da qualidade de vida da população de forma a promover a inclusão social e a solidariedade humana, reduzindo as desigualdades que atingem diferentes camadas da população e regiões do município; a racionalização dos investimentos do Poder Público; a implantação do planejamento integrado da gestão municipal; a garantia da participação da comunidade na gestão territorial e a promoção do desenvolvimento sustentável municipal.
Dentre os vários assuntos levantados, há destaque relevante às questões ambientais que envolvem essas comunidades que estão próximas ao Rio Taquaral. Alguns temas abordados foram: a degradação do Rio Taquaral e Rio Canoas e os problemas das enchentes, além a criação de áreas verdes, como parques.
Confira o cronograma das próximas oficinas que serão realizadas nas respectivas datas e locais. As demais localidades terão o cronograma ainda definido.
Data: 05/06; Horário: 18h; Local: Escola Odemira Cunha; Vilas: Colônia Cachoeira, Colônia Iguaçu e Vila Amaral.
Data: 12/06; Horário: 18h; Local: Centro da Juventude; Vilas: Jardim Dona Hermínia e Vila Blasczyk.
Data: 19/06; Horário: 18h; Local: Centro da Juventude. Vila: Centro.
Data: 26/06; Horário: 18h; Local: Centro da Juventude; Vilas: CEPE, Colônia Canoas, Paiol Grande, Petrobras e Vila Prohmann.
- Ano novo, salário mínimo novo - 24 de janeiro de 2019
- São-mateuenses participam da Corrida de São Silvestre - 23 de janeiro de 2019
- Início de ano é sinônimo de caça aos materiais escolares - 22 de janeiro de 2019
Comentários