Educação e Cultura

Semec abre inscrições para assistentes do Programa Mais Alfabetização

Inscrições acontecem no período de 20 de abril a 27 de abril de 2018. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Nº 142/2018, tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

O apoio técnico é realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, a cargo das secretarias de educação, por um período de cinco ou dez horas semanais, para cada turma de 1º e 2º anos.

O assistente deve auxiliar o trabalho do professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes. Os profissionais contam, ainda, com avaliações diagnósticas e formativas, disponibilizadas no sistema de monitoramento, a serem aplicadas aos estudantes em períodos específicos, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento da aprendizagem nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

Já o apoio financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O Assistente de Alfabetização receberá, a título de ressarcimento, o valor instituído pelo MEC de acordo com a Unidade Escolar.

Em São Mateus do Sul, serão disponibilizadas vagas para demanda de 43 turmas para Assistentes de Alfabetização distribuídos em quatorze escolas municipais.

As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul (SEMEC), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no período de 20 de abril a 27 de abril de 2018. Para mais informações, você encontra no Edital Mais Alfabetização.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Equipe feminina de futebol são-mateuense é eleita a 5ª melhor do Paraná
I Mostra Cultural: Conhecendo o Passado para Transformar o Futuro acontece em São Mateus do Sul
Karolinka promove em março oficina de Pisanki