Educação e Cultura

SEMEC promove curso de primeiros socorros às professoras da Rede Municipal de Ensino da Zona Rural

A capacitação envolveu a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e foi destinado às professoras que atuam nas escolas do interior do município. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), 15 profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino foram capacitados entre os dias 14 e 15 de maio, na sede do Sindicato Rural de São Mateus do Sul.

O curso, ministrado pelo instrutor que também atua como bombeiro, Sandro Cesar Martins dos Santos, orientou as professoras que atuam nas escolas da zona rural do município a como proceder em caso da necessidade de atendimento com primeiros socorros em suas instituições.

O principal objetivo dos primeiros socorros é realizar o atendimento inicial de emergência que pode preparar o mesmo para um atendimento especializado. Os procedimentos são feitos em casos de emergência, que relacionam acidentes de diferentes naturezas.

O bombeiro compartilhou seus conhecimentos sobre conceitos básicos de primeiros socorros no ambiente escolar, através de conteúdo escrito e simulações com os próprios docentes que representaram as seguintes escolas: José de Alencar, Prefeito Tertuliano de Almeida Faria, Professora Júlia Skalski, João Baptista Distéfano, Estiva, Altair Précoma, Gustavo Armbrust, Professora Mirtes Aparecida Wolff Ross, João Staniszewski, José Plácido, Castro Alves, Sérgio Graciano Meira, Apolônia Staniszewski, Professora Olalina de Almeida Faria e Escola Municipal Santo Antônio.

A importância da prestação de primeiros socorros nestes casos é essencial, reduzindo a dor e os sintomas dos pacientes/alunos, até que eles tenham acesso a um atendimento específico. O profissional salientou que mesmo havendo o atendimento inicial, o alerta aos bombeiros, utilizando o número 193, deve ser imediato e muitas instruções podem ser fornecidas pelo atendente até a chegada da equipe.

Nilva Graboski, coordenadora de projetos da SEMEC, enalteceu o fortalecimento da parceria junto ao SENAR na realização de capacitações às professoras da rede municipal e enfocou a importância na realização do referido curso. “O curso foi voltado à professora do interior, onde o socorro demora um pouco mais para chegar”, conclui Nilva.

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Grupo de Dança do Centro da Juventude conquista premiações em festivais regionais de renome em Santa Catarina
10ª Olimpíada Nacional de História do Brasil vai começar e Colégio da Vila Americana participa pelo 6º ano consecutivo
Senac PR oferta cursos técnicos em São Mateus do Sul

Os comentários estão fechados