Educação e Cultura

SEMEC promove Semana da Criança à todos os alunos da rede municipal de ensino

Parque Municipal de Exposições é palco para mais de 5 mil crianças comemorarem a data durante toda a semana. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul (SEMEC), promoveu durante a semana que antecede o Dia das Crianças (12 de outubro), a Semana da Criança no Parque Municipal de Exposições, junto aos alunos da rede municipal de ensino.

Diversas atividades como contação de histórias, pintura facial, teatro, jogos, brinquedos, lanche especial e muita pipoca, foram destinadas às mais de 5 mil crianças de todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), que tiveram uma semana especial.

Seguindo o cronograma, os alunos puderam aproveitar todas as atividades junto de seus colegas, escola por escola, lotando o parque de exposições durante todo o dia. As comemorações contaram com o apoio especial de colaboradores que doaram a pipoca para todos os alunos através de uma ação solidária organizada com o objetivo de alegrar os alunos.

O secretário Jorge Manfroni, em nome da SEMEC agradece ao grupo de amigos pela ação solidária com distribuição de pipoca para todas as crianças da Educação Municipal. “Atitude que devemos ressaltar e agradecer por todos os nossos alunos. Nossos reconhecimentos a todos os profissionais da educação que colaboraram com o evento. Estamos muito felizes em poder proporcionar com a ajuda de todos essa semana diferenciada alusiva ao Dia das Crianças, nossa realização profissional está em receber um abraço apertado de felicidade dos nossos alunos.”

Em São Mateus do Sul, diversas ações e eventos acontecem nesta sexta-feira (12), dentre elas: a tradicional comemoração do Movimento de Amigos e Familiares Incentivando a Amizade (MAFIA), que promove a 12ª edição na Vila Amaral, reunindo cerca de 500 crianças a partir das 13h.

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), em parceria com a Loja Flou Kids promoverá também no dia 12, evento gratuito na Avenida Ozy Mendonça de Lima, entre as ruas Dom Pedro II e 21 de Setembro (em frente à loja), a partir das 15h.

A Farmácia Avenida, promoverá no sábado (13), das 9h às 15h, mais uma ação do Dia das Crianças no estabelecimento da empresa e o grupo Pipe Bloco promoverá uma ação junto à algumas comunidades do interior levando kits de doces e brinquedos.

A história do Dia das Crianças no Brasil

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou a ideia do Dia da Crianças, sendo aprovado pelos deputados e sendo oficializado o dia 12 de outubro pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Em 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que “fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País”, e que criava uma nova data de comemoração.

Conforme o Artigo 17 do Capítulo VI: “Será comemorado em todo o país, 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência.”

O fato é que, por alguma razão, a data de 25 de março ficou apenas “no papel”. Somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data de 12 de outubro passou a integrar o calendário das festas comerciais. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção, e fizeram ressurgir o antigo decreto de 1924. A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Com apenas 12 anos, Antoniolintense conquista medalha de ouro na OBMEP
A outra face da Biblioteca Pública Municipal Arlete Neves Schramm
Conheça a história do grupo dedicado a tradições gaúchas que está encantando a população são-mateuense