Educação e Cultura

SENAC promoverá Feira de Profissões em São Mateus do Sul

A feira tem como objetivo oportunizar o acesso para o conhecimento das diversas alternativas de profissões oferecidas pela instituição. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Na quinta-feira (23), a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em São Mateus do Sul promoverá mais uma edição da tradicional Feira de Profissões que iniciará às 8h30, na sede da instituição localizada na, rua Ledy Afonso Roderjan, 1251.

A feira de profissões visa apresentar para os jovens, principalmente para aqueles que estão no ensino médio, a apresentação das profissões que eles poderão seguir após a conclusão desta fase do ciclo educacional, seja no nível técnico profissionalizante ou nos cursos de nível superior que o SENAC oferece no formato Educação à Distância (EAD).

A Feira de Profissões conta com uma programação elaborada com diversos assuntos que abrangerão principalmente a demanda de nosso município e região, com temas correlacionados à logística e turismo, que serão ministradas por palestrantes profissionais de cada área específica.

O público alvo é principalmente os jovens que estão concluindo o ensino médio da rede estadual e privada de ensino, mas o ciclo de palestras é aberto à toda comunidade nos períodos matutino e vespertino, com a mesma programação para ambos os momentos.

A realização da feira no mês de novembro vai de encontro ao momento que os jovens enfrentam, de acordo com Carlos Eduardo Marth, técnico de relações com o mercado do SENAC, “é o período que o jovem tem uma decisão para tomar quando se encerra o ano, entende-se que se conclui um ciclo e possivelmente inicia outro no próximo ano, e para muitos é o momento crucial na tomada de decisão do futuro”.

A feira de profissões também vem de encontro aos cursos técnicos que o SENAC oferecerá no próximo ano na unidade, sejam em formato presencial ou EAD, visando principalmente colaborar com os jovens que enfrentaram as mudanças do ensino médio, no qual o aluno poderá fazer no contra turno escolar, concomitantemente, sua formação profissional.

Mudanças essas que iniciam já em 2018. “O SENAC possui um índice de empregabilidade com 80% dos alunos após formados e as empresas parcerias do sistema da Federação do Comércio do Estado do Paraná (FECOMÉRCIO) nos procuram para realizar a seleção dos alunos”, enfoca Carlos.

A Feira de Profissões é um evento do SENAC/PR, o qual promoverá em todas as 37 unidades de ensino profissional e tecnológico em todo o estado, onde falará da importância da capacitação técnica em diversas áreas.

“A capacitação técnica dura em torno de um ano há um ano e meio dependendo da área, e tem uma empregabilidade rápida. Isso faz com que a pessoa com curso técnico já esteja trabalhando na área e se quiser pode dar sequência aos estudos do ensino superior. Quando o jovem já opta em ir direto para o curso superior, ele terá de esperar uma oportunidade de estágio para somente depois poder entrar no mercado de trabalho”.

Em São Mateus do Sul o evento inicia às 8h30 e terá a abertura com a palestra Máster: “Planeje sua carreira para vencer no mercado de trabalho”.
No decorrer do dia serão inúmeras palestras, oficinas e workshops, além dos alunos do SENAC prestarem atendimento de cabelereiro, manicure e pedicure, totalmente gratuitos aos participantes.

Confira quais palestras acontecerão:

Palestra: “Os caminhos para o jovem empreender e administrar o dinheiro”
Às 9 horas e 14:30 horas – Sala 3

Palestra: “A importância do Técnico de Segurança do Trabalho nas corporações”
Às 9 horas e 14:30 horas – Sala 3

Palestra: “A profissão de Técnico em Administração”
Às 10 horas e 15:30 horas – Sala2

Palestra: “A profissão de Técnico em Logística”
Às 11 horas e 16:30 horas – Sala 2

Palestra: “O Potencial do Turismo Rural na Região”
Às 9 horas e 14:30 horas – Sala 4

Palestra: “A Profissão de Técnico em Transações Imobiliárias”
Às 10 horas e 15:30 horas – Sala 4

Palestra: “A Profissão Técnico em Informática”
· Às 11 horas e 16:30 horas – Sala 4

Oficina: “Dinâmicas de Grupo”
Às 11 horas e 16:30 horas – Sala 3

Oficina: “Simulações de atendimentos emergenciais com técnicas de primeiros socorros”
Às 9 horas e 13:30 horas – Laboratório de Enfermagem

Oficina: “Elaboração de currículo e dicas de empregabilidade”
Às 9 horas e 14:30 horas – Laboratório de Informática

Oficina: “Carreira profissional Youtuber”
Às 10 horas e 15:30 horas – Laboratório de Informática

Oficina: EAD
Workshop: “Marketing Pessoal e Profissional”
Às 10 horas e 15:30 horas – Sala 3

Demonstração Prática de Manicure e Pedicure
A partir de 9 horas – Sala de Manicure e Pedicure

Demonstração Prática de Beleza: Cabelereiro e Maquiagem
A partir de 9 horas – Salão de Beleza

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Instituto Histórico e Geográfico elege as primeiras cadeiras
É fantasma? Não! É apenas o corredor feito pelo Ceas no Halloween
Colégio Estadual São Mateus promove mais uma edição da Mostra de Conhecimentos