Cidade

Senado viabiliza verba para a pavimentação da PR 364 que liga São Mateus do Sul a Irati

Importante passo para a tão esperada pavimentação da rodovia estadual é dado e gera expectativas na comunidade são-mateuense. (Foto: Thaís Siqueira/Gazeta Informativa)

Toda movimentação iniciou-se com a assinatura por parte do presidente da República, Michel Temer, do ato que confirma o aval da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ao governo do Paraná para obtenção de mais um empréstimo internacional.

O presidente reuniu-se em audiência oficial na última segunda-feira (4), juntamente do governador Carlos Alberto Richa (Beto Richa), o secretário de Representação do Estado do Paraná em Brasília, Luciano Pizzato e deputados federais que representam a bancada paranaense na câmara federal. Na ocasião, Temer viabilizou os trâmites que liberarão 235 milhões de dólares, cerca de 760 milhões de reais provindos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Estes recursos destinam-se ao financiamento parcial do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Paraná, onde cerca de 143 milhões de reais serão destinados à pavimentação da PR – 364, trecho com cerca de 47,71km que liga as cidades de São Mateus do Sul e Irati.

De acordo com o prefeito de São Mateus do Sul Luiz Adyr Gonçalves Pereira, “o presidente Temer assinou a confirmação do seu aval e em seguida encaminhou ao Senado Federal que surpreendentemente, de um dia para o outro aprovou, dando seu consentimento através da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, na manhã de terça-feira (5), e às 20 horas do mesmo dia foi aprovado pelos senadores. Cabendo agora, apenas ser sancionado pelo presidente Michel Temer”, enfatiza.

“O Paraná vem tentando há três anos a liberação do empréstimo junto ao BID para o investimento em infraestrutura, mas infelizmente tivemos extrema dificuldade política junto ao Senado e ao Governo Federal na época da gestão Dilma. Superada esta etapa, todo esforço feito pelo governador e suas equipes da Secretaria de Infraestrutura, com a Secretaria de Finanças e outros, viabilizou a liberação do empréstimo no valor de 235 milhões de dólares que se somam a uma contrapartida de dinheiro do governo do estado do Paraná de mais 200 milhões de dólares, para a construção destas obras. Isso tudo aconteceu, como destaca o governador Beto Richa, pois o esforço feito para o ajuste fiscal deu certo, e com isso o Paraná é um dos poucos estados no Brasil que tem equilíbrio financeiro e uma boa nota de avaliação federal. A liberação de um empréstimo como o do BID, tecnicamente só foi possível desta forma”, destaca o Secretário de Representação do Estado do Paraná em Brasília, Luciano Pizzato.

Luciano ainda comenta que neste empréstimo estão previstas obras de infraestrutura, interligando principalmente com asfalto, todas as regiões do Paraná que não possuem este tipo de ligação de estradas que há muito tempo esperam pela pavimentação.

A exemplo disto, temos a rodovia que liga São Mateus do Sul à Irati, que é uma obra prevista que o BID já autorizou. Com a liberação desse contrato e sua assinatura, será providenciada a licitação para o dinheiro internacional que prevê o asfaltamento deste trecho, ou seja, “é uma obra que não há como reverter porque está baseada no empréstimo com fiscalização também internacional”, complementa Pizzato.

Luiz Adyr esclarece que mais uma fase neste longo processo foi alcançada, “ainda existe mais etapas para serem vencidas, ainda ontem [terça-feira, dia 5], estive com o secretário de infraestrutura do estado do Paraná, José Richa Filho, e ele me explicou que a pretensão é lançar o edital ainda neste mês de dezembro, mas é importante esclarecer para a população que é um edital de modelo internacional, que será resolvido dentro de seis meses. Não é porque o senado da república aprovou a liberação do empréstimo que a obra iniciará no dia seguinte. Ainda resta a questão de o presidente sancionar, haverá a publicação do edital e em seguida todo o prazo necessário para os trâmites”, encerra.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Após 122 anos no comando do Tabelionato, família Schramm se despede com sentimento de dever cumprido
Prefeitura Municipal promoverá teatros de conscientização do Trabalho Infantil
Grupos de CTG’s realizam atividades na casa de repouso Anjos da Guarda