A simulação buscou treinar a equipe do curso de Especialização Técnica em Enfermagem de Urgência e Emergência e também o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. (Fotos: Senac)

Na manhã de sábado (29/06), quem estava prestigiando a Feira Livre do Produtor no Centro de São Mateus do Sul foi surpreendido por uma movimentação logo na entrada da Feira, entre as Ruas Dom Pedro II e Barão do Rio Branco. O motivo: um acidente envolvendo um carro e uma moto. Mas logo após o momento do acidente o público apreensivo foi se acalmando pois a ação fazia parte de um simulado organizado pela equipe do Senac.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de São Mateus do Sul, a simulação de acidente de trânsito e primeiros socorros contou com a participação dos alunos do curso de Especialização Técnica em Enfermagem de Urgência e Emergência, orientados pelo instrutor Klaus Silveira, do Senac.

De acordo com a equipe, foram usados um automóvel e uma motocicleta para a simulação, com vítimas que receberam os primeiros socorros pelos alunos. “O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar participaram como se fosse uma ocorrência real, saindo da base e se deslocando pelas ruas da cidade até o local de atendimento, com as sirenes ligadas para dar maior realidade à ação”, explica Carlos Eduardo Marth Santos Silva, técnico de relações com o mercado do Senac.

Para enfocar ainda mais no realismo na atividade, foram feitas maquiagens simulando ferimentos idênticos aos encontrados pelos profissionais no cotidiano de atendimento à população. Segundo o Tenente do Corpo de Bombeiros Murilo Maltaca e o Subtenente De Paula, o evento buscou promover a cultura de prevenção de acidentes e enfatizar a importância da capacitação para realização de procedimentos de primeiros socorros.

Na ocasião também foram realizados atendimentos pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem, acompanhados da instrutora Juliana Cardoso, com aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

Além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de São Mateus do Sul, a atividade teve a contribuição de parceiros do Senac como o Guincho do Barbosa, Bedford Peças, Mecânica do Carazinho, Farmácia Rodocentro, Farmácia Popular, Organização da Feira Livre do Produtor e maquiadora Natália Diadio.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Conselho dos Direitos da Mulher de São Mateus do Sul terá seu primeiro encontro no sábado (24)
Conquista do direito feminino foi pauta em palestra com promotora
Morre ex-vereador Bosco, vítima de câncer