Indústria e Comércio

SIX não corre risco de ser desativada, garante assessoria de imprensa

Thaís Siqueira/Gazeta Informativa

Thaís Siqueira/Gazeta Informativa

Na manhã de sexta-feira (15), após rumores de que a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul corre sérios riscos de ser desativada, o jornal Gazeta Informativa entrou em contato com a assessoria de imprensa da Petrobras para saber se há alguma possibilidade disso acontecer. A Petrobras negou que haja qualquer grupo de estudo considerando a descontinuidade das atividades da SIX, contrário do que acha o vereador do município Omar Picheth. Ele afirmou em entrevista à Rádio Difusora do Xisto e a outro jornal da cidade, que isso poderá acontecer e acredita ser necessária a mobilização da população no sentido de defender a unidade.

Ainda segundo Picheth, a descontinuidade da SIX poderia gerar diversos reflexos, em relação aos esforços dos agricultores do entorno da SIX que tiveram de abandonar suas terras para dar lugar ao avanço da mina, e também ao comprometimento de outras empresas cuja atuação está relacionada às atividades da unidade, como a Ravato, a Microxisto e a Incepa.

SIX faz parada geral de manutenção a partir de 13 de fevereiro
A assessoria informou, ainda, que a SIX, irá parar para serviços de manutenção no dia 13 de fevereiro. A produção deverá ser retomada em 30 dias (o intervalo de parada é chamado, tecnicamente, de oil to oil).
Será realizada manutenção dos principais equipamentos do parque industrial da SIX, garantindo o atendimento da norma de segurança NR13, do Ministério do Trabalho, que trata da operação de caldeiras e vasos de pressão.
A execução do trabalho de manutenção irá envolver cerca de 600 pessoas, metade das quais funcionários especializados em caldeiraria, soldagem, montagem de andaimes, mecânica, inspeção de equipamentos e serviços gerais, contratados especialmente para a parada.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
WestRock realiza audiência pública sobre possível expansão
Rumores de que a SIX pode ser desativada preocupa população são-mateuense
Michel Temer recebe comitiva paranaense para discutir possível fechamento da SIX

Os comentários estão fechados