Indústria e Comércio

SIX não corre risco de ser desativada, garante assessoria de imprensa

Thaís Siqueira/Gazeta Informativa

Thaís Siqueira/Gazeta Informativa

Na manhã de sexta-feira (15), após rumores de que a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul corre sérios riscos de ser desativada, o jornal Gazeta Informativa entrou em contato com a assessoria de imprensa da Petrobras para saber se há alguma possibilidade disso acontecer. A Petrobras negou que haja qualquer grupo de estudo considerando a descontinuidade das atividades da SIX, contrário do que acha o vereador do município Omar Picheth. Ele afirmou em entrevista à Rádio Difusora do Xisto e a outro jornal da cidade, que isso poderá acontecer e acredita ser necessária a mobilização da população no sentido de defender a unidade.

Ainda segundo Picheth, a descontinuidade da SIX poderia gerar diversos reflexos, em relação aos esforços dos agricultores do entorno da SIX que tiveram de abandonar suas terras para dar lugar ao avanço da mina, e também ao comprometimento de outras empresas cuja atuação está relacionada às atividades da unidade, como a Ravato, a Microxisto e a Incepa.

SIX faz parada geral de manutenção a partir de 13 de fevereiro
A assessoria informou, ainda, que a SIX, irá parar para serviços de manutenção no dia 13 de fevereiro. A produção deverá ser retomada em 30 dias (o intervalo de parada é chamado, tecnicamente, de oil to oil).
Será realizada manutenção dos principais equipamentos do parque industrial da SIX, garantindo o atendimento da norma de segurança NR13, do Ministério do Trabalho, que trata da operação de caldeiras e vasos de pressão.
A execução do trabalho de manutenção irá envolver cerca de 600 pessoas, metade das quais funcionários especializados em caldeiraria, soldagem, montagem de andaimes, mecânica, inspeção de equipamentos e serviços gerais, contratados especialmente para a parada.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Empresário são-mateuense investe na melhora da produtividade do seu negócio pelo Sabraetec
Jucepar integra Secretaria da Fazenda no sistema que facilita abertura de empresas no PR
Empresários se reúnem em Jantar de Natal da CDL