O calxisto é destinado exclusivamente para melhorias no pavimento de estradas rurais. O convênio que já existe por mais de uma década foi renovado para mais dois anos. (Foto: Alexandre Müller)

A Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, renovou o convênio junto a Prefeitura Municipal para o fornecimento de marga dolomítica, o popular calxisto, destinado exclusivamente para melhorias no pavimento de estradas rurais. O convênio que já existe por mais de uma década foi renovado para mais dois anos.

O atendimento desta necessidade do município figura, já historicamente, dentre as ações da Petrobras que contribuem para o desenvolvimento local e regional. No caso do convênio relativo ao calxisto, o material doado sem custos é destinado a uma ampla malha de estradas rurais que cobre o interior de São Mateus do Sul, município cuja área total de 1. 342,6 km² destaca-se no Paraná.

A estimativa de volume de calcário de xisto retirado da SIX pela empresa contratada pela Secretaria de Obras é de cerca de 259 mil m³ por ano. Apenas em abril, foram mais de 17,5 mil m³. Esse montante equivale a 1.700 caminhões de transporte do material. O calcário de xisto não tem valor econômico para SIX e a sua extração faz parte do processo de mineração.

O que é o calxisto

Na lavra de xisto, o calxisto compõe a chamada camada intermediária, situada entre as camadas de minério: xisto superior e xisto inferior. É formada por intercalações de marga dolomítica e folhelhos. Este material é extraído na SIX pela escavadeira dragline Marion, permitindo assim a lavra da camada de xisto inferior. Pela sua resistência mecânica maior, o Calxisto é doado à prefeitura via convênio com a Petrobras para correção das estradas rurais do município.

Por Prefeitura de São Mateus do Sul/Site

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul e Núcleo Regional de Educação firmam parceria
Agência do Trabalhador de São Mateus do Sul mudará de endereço
As 9 candidatas para o Baile da Expomate foram selecionadas