(Foto: Divulgação)

Agora é oficial e São Mateus do Sul passa a ter o título de Capital Polonesa do Paraná, em reconhecimento a história da etnia que imigrou para o Brasil e manteve os traços culturais, históricos, religiosos e dos saberes no município. São mais de 130 anos da vinda dos poloneses e povoamento da região, agora reconhecidos oficialmente pelo Governo do Paraná, na proposição do deputado estadual Emerson Bacil com a Lei Estadual nº 20.655/2021.

O deputado Emerson Bacil destacou sobre esse importante título para nossa cidade: “Nós estamos acostumados com a dança, música polonesa, culinária, arquitetura, até com a língua falada. São Mateus do Sul é lembrado por essas características, por esse legado presente nas igrejas, na fé e cultura do povo, mas não existia lei para oficializar e imortalizar tudo isso. É nossa história são-mateuense que se concretiza, nosso orgulho e nossas raízes, agora de forma oficial no Paraná e no Brasil”.

Durante muito tempo, São Mateus do Sul utilizava esse título de Capital Polonesa do Paraná por ter cerca de 70% de sua população descendência polonesa, sendo a de maior percentual, mas o título não era oficial e agora, com o trabalho do deputado Bacil, não há mais contestação.

Segundo o deputado, esse título é um reconhecimento para o município e agradeceu a contribuição de diversas pessoas e entidades para esse título, entre elas Braspol, Cepom, comunidades da Água Branca e Colônia Iguaçu, que também estão participando ativamente das festividades do próximo fim de semana. “Fico feliz porque vemos a nossa cultura presente, viva e forte. Entendo que a Lei vai proteger esses valores em memória das pessoas que firmaram raízes e deram suas contribuições para a formação do município”, reforça o deputado Bacil.

O título de Capital Polonesa do Paraná será entregue oficialmente no próximo sábado, dia 28 de agosto, às 15:00 horas, dentro das festividades do II Polskie Smaki, organizado pelo Grupo Karolinka e pelo Rotary Clube, com apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, Aciasms, Codesamas, CDL e Aiqfome. Tendo ainda colaboração na divulgação de Levante Fotografia e Comunicação, Rádio Cultura Sul FM, Rádio Difusora do Xisto, Portal Ourovivo e Jornal Gazeta Informativa.

Na lei que deu o título de Capital Polonesa, há um artigo que insere no Calendário Oficial de Eventos no Estado do Paraná a Festa “Tradyejie Polskie”, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de agosto. “Além da oficialização, nosso objetivo é valorizar essas riquezas e essa cultura, mantendo esse legado. Estando no mandato, tive a oportunidade de colocar isso na legislação estadual, em respeito ao nosso povo que está presente em São Mateus do Sul e região”, frisa Bacil.

Para o deputado, é fundamental que as pessoas participem das atividades culturais, ainda respeitando as regras sanitárias e determinações em Saúde Pública em tempos de pandemia. “Convido as pessoas para entrarem nesse clima, valorizando nossa cultura, os poloneses e colaborando com as instituições que são os vetores da manutenção e preservação do nosso patrimônio cultural e tradições”, finalizou o deputado Bacil.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Piccinin Clínicas Integradas completa 1 ano de atividades em janeiro de 2018
Piccinin Clínicas Integradas atua com o eSocial
Primeira fábrica de cerveja artesanal é inaugurada em São Mateus do Sul