Reflexão com Padre Marcelo S. de Lara

Somos Latino-Americanos?!

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Nosso país é composto de múltiplas raças; nosso povo brasileiro é formado da descendência de vários povos: Europeus, Africanos, Asiáticos, Indígenas de nosso país. Somos uma mistura e valorizamos nossas descendências cultivando as tradições herdadas.

Contudo, precisamos pensar em um elemento importante, que não podemos nos esquecer. Mesmo vivendo em um mundo globalizado, conectado, somos um povo que possuímos uma identidade própria ainda que herança de uma mistura de raças, uma identidade própria de nosso país, própria de nossas realidades. Não estamos acostumados, nem fomos educados nas escolas, para refletirmos sobre nós como povo Latino Americano.

Fomos e somos educados em nossa formação muito mais para uma mentalidade eurocêntrica, sem contar nas tendências norte americana que seguimos.

Vivemos na América Latina, mas nossos pensamentos estão na maioria fora dela. Pensamos de forma mais europeia, valorizamos mais as tendências norte americanas e assim, somos convidados a pensar: Nossa identidade Latina Americana onde está? Temos uma identidade própria? Em que a valorizamos, expressamos ou pensamos?

Nosso desafio, o convite que fazemos aqui é para pensarmos, abrir nossas mentes, provocar nossos pensamentos. Formados pela mistura de várias etnias, devemos sim valorizar as tradições, contudo não podemos deixar de pensar na identidade que estamos construindo pela realidade que vivemos. O exagero seria querermos implantar em nossas terras realidades estranhas a nós rejeitando ou não pensando em nossa realidade, vivermos um certo saudosismo.

Nós que vivemos aqui, na América Latina, estamos com os olhos voltados para que local do globo terrestre? Que identidade estamos buscando construir em nós e em nosso país?

Indo além das relações de mercado internacional onde o Brasil busca modelos de políticas públicas, econômicas e segue tendências de comportamento, somos convidados a pensar: Qual o projeto que temos para nosso país dentro de nossas realidades, na nossa identidade como Latino-Americanos? O que queremos? Que libertação buscamos? Que tipo de identidade queremos e estamos construindo em nós Latino-Americanos?

Pensar nessa realidade macro, é também voltarmos nosso olhar para dentro de cada um de nós, e pensarmos que identidade estamos forjando, construindo em nós mesmos? É pensar como indivíduo, mas que está ligado a um mundo globalizado. Quem somos neste mundo, o que queremos ser e como estamos construindo esta nossa identidade? Reflitamos sobre.

Últimos posts por Pe. Marcelo S. de Lara (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Feliz Ano Novo
Um agir missionário e alegre
Brasileiro contribui no Novo Documento do Papa