Supermercado 70 Matriz, localizado na Rua 21 de Setembro, 375. O espaço servirá como depósito da rede de Supermercados Superpão. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

É com sentimento de agradecimento que a rede de Supermercados 70 anunciou oficialmente que no dia 17 de março estará encerrando suas atividades em São Mateus do Sul. Foram 48 anos de história dentro do município, se tornando pioneira na cidade no ramo de grandes mercados.

A empresa, que possuía quatro Supermercados, contava com uma média de 140 colaboradores ao todo. De acordo com os proprietários, após o consenso de todos os sócios, eles sentiram que esse seria o momento ideal para encerrar as atividades e manter o forte legado deixado pelos fundadores Francisco Kuczera e Izolette Kuczera.

A fundação

O convívio com compra e venda na vida de Francisco e Izolette iniciou na comunidade da Estiva, no interior de São Mateus do Sul, onde eles possuíam um armazém que vendia produtos alimentícios e de utilidade. A renda adquirida com o comércio era fundamental para a criação dos oito filhos do casal: Joraci Kuczera Hannisch, Zenilda Maristela da Silva Kuczera, Maria Regina Kuczera Portes, Antonio Renato da Silva Kuczera, Eliana da Silva Kuczera, Arilda de Cássia Kuczera Zampier, Walquiria Goreti da Silva Kuczera e Francisco Ricardo Kuczera, que cresceram acompanhando e sendo incentivados ao trabalho.

Na foto, os fundadores dos Supermercados 70: Francisco Kuczera e Izolette Kuczera (em memória). (Foto: Acervo Pessoal)

Com a mudança dos filhos para a área urbana por conta dos estudos, Francisco desejava inaugurar algum empreendimento para que os jovens trabalhassem. “A ideia inicial era montar uma banca de revistas”, comenta a filha Zenilda.

Após o estímulo de alguns amigos do município de Irati, que trabalhavam com Supermercados, a criação de uma empresa do ramo iniciou. “Próximo à casa onde morávamos, havia um terreno com um espaço bom para a obra, e o Supermercado começou a ser construído tendo sua primeira sede ainda de madeira”, relembra Zenilda. O local mencionado é onde hoje está localizada a matriz, na Rua 21 de Setembro.

A ideia do nome “70” faz referência ao ano de inauguração do mercado: 5 de dezembro de 1970. O nome também é um registro do ano da Copa do Mundo, em que a seleção brasileira de futebol foi tricampeã.

Após a inauguração, o Supermercado 70 chamou a atenção dos moradores do município e de toda a região, que passaram a frequentar o ambiente com mais opções de compra. “Era uma novidade para todos, pois na época, o cliente não tinha autonomia em ir até as prateleiras e escolher os produtos nos armazéns, e o Supermercado proporcionou isso… Vendíamos até roupa”, enfatiza Francisco Carlos Maciel, com 47 anos de casa.

O movimento intenso inspirou a inauguração da primeira filial no dia 11 de janeiro de 1974, localizada na Rua João Gabriel Martins. Infelizmente, em 2 de julho do mesmo ano, a matriz do Supermercado e a casa dos proprietários foi incendiada, deixando a família abalada. “Foi nesse momento que vimos a confiança que os fornecedores tinham em nós, que entenderam a situação e colaboraram para que o 70 não morresse”, dizem os proprietários.

Com o apoio e incentivo também dos moradores de São Mateus do Sul, que ajudaram a família com a doação de roupas e móveis para a casa, a família Kuczera foi se reerguendo, fortificando cada vez mais o comércio que fez parte do cotidiano de grande parte dos são-mateuenses. “O Supermercado era a vida do nosso pai, que no início, ainda com o armazém, ia de carroça fazer as compras para suprir a demanda de todos os clientes”, relembra a filha emocionada. Francisco foi uma figura icônica e essencial em todos esses anos de mercado. “Ele distribuía pirulitos para as crianças que frequentavam o Supermercado, ganhando o coração de muita gente que até hoje lembra dele com carinho”, recorda a filha.

O crescimento em quase meio século também possibilitou o desenvolvimento de São Mateus do Sul. Com a inauguração das filiais localizadas nas Ruas Luiz Dâmaso Santos Lima – Centro, no dia 22 de outubro de 1987 e Tenente Max Wolff Filho – Vila Pinheirinho, no dia 19 de dezembro de 2012, muitos dos milhares de funcionários que já passaram pelos corredores e caixas do Supermercado, tiveram ali a primeira oportunidade profissional. “Tenho certeza que a maioria dos são-mateuenses conhece alguém que trabalha ou já trabalhou no 70. É gratificante e nos enche de orgulho ter proporcionado experiências para tantas pessoas”, honra os proprietários.

O futuro dos espaços

A filial 3 localizada na Vila Pinheirinho ficará sob comando da rede de Supermercados Superpão – Compre Mais. A filial 2, da Rua Barão do Rio Branco, também será de responsabilidade de um Supermercado, porém o nome ainda não foi divulgado. A matriz, localizada na Rua 21 de Setembro, servirá como depósito para a rede Superpão, e o espaço da Rua João Gabriel Martins será alugado para outras finalidades que não envolverão o ramo de Supermercados.

Filial 3, localizada na Rua Tenente Max Wolff Filho, 1387. O espaço ficará sob responsabilidade da rede de Supermercados Superpão – Compre Mais.

Questionados sobre o futuro dos mais de 140 colaborares, os proprietários informam que com o fechamento do Supermercado 70, os funcionários tiveram autonomia em escolher continuar trabalhando para a nova rede de Supermercado. “Faremos a rescisão dos contratos conforme as leis, e informamos que grande parte dos colaborares já receberam a oportunidade de trabalhar em outras empresas da cidade”, informam.

Filial 2, localizada na Rua Luiz Dâmaso Santos Lina, 651. O local atenderá outra rede de Supermercados, no qual, o nome ainda não foi divulgado.

Emocionados com o encerramento dos trabalhos, os proprietários reconhecem a colaboração que receberam todos esses anos. “Após a divulgação oficial do fechamento dos Supermercados, percebemos o grande número de pessoas que admiravam o nosso trabalho em São Mateus do Sul. Encerramos nossas atividades com a certeza que cumprimos os nossos deveres. Gratidão a todos!”

Filial 1 (na foto, à esquerda), localizada na Rua João Gabriel Martins, 1085. O local será alugado para outras finalidades que não envolverão o ramo de Supermercados.

CHARGE:

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Retrospectiva 2018 de São Mateus do Sul
Trabalhador sofre acidente na SIX e funcionários cobram mais segurança
II Passeio Ciclístico Circuito Chico Pissolatto será dia 23