Geral

Tempurá de Sorvete: a receita da sobremesa japonesa para seu final de ano

Solange Chula e o Tempurá de Sorvete, receita japonesa conhecida popularmente como “Sorvete Frito”. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O final de ano é a época em que familiares e amigos reúnem-se em ceias, almoços e confraternizações, e nada como um ótimo prato, preparado exclusivamente para essas pessoas especiais, torne-se prioridade nessa época do ano.

Formada como chef de cozinha há 6 anos, Solange Chula, natural de São Mateus do Sul, passou grande parte da sua vida profissional ligada à cozinha em restaurantes japoneses na capital paranaense, e garante que o famoso Tempurá de Sorvete (ou sorvete frito como é popularmente conhecido) era uma especialidade dela nos restaurantes em que trabalhou. “Quando estou cozinhando, passa a se tornar uma terapia”, testemunha.

Abrindo as portas de sua cozinha para a equipe da Gazeta Informativa, Solange nos ensinou como faz essa deliciosa sobremesa, que de acordo com ela, “é um prato típico japonês, mas consumido também na China. O Tempurá de Sorvete existe em quase todos os cardápios de restaurantes desses seguimentos”, diz. Sendo uma sobremesa realmente frita, o diferencial do Tempurá de Sorvete é a textura quente por fora e gelada por dentro, tornando assim, bem específi ca e saborosa. Aprenda como fazer:

Ingredientes

– Sorvete de creme;
– Massa de harumaki;
– Sucrilhos;
– 1 xícara de trigo;
– 1 copo de água em temperatura ambiente;
– 1 ovo;
– Óleo.
Vale a pena salientar que a quantidade dos ingredientes pode variar de acordo com a quantidade da demanda de porções que serão necessárias na ocasião.

Modo de preparo

Para elaborar o Tempurá de Sorvete, você precisará preparar a massa e o sorvete um dia antes. A massa de harumaki é típica japonesa e dificilmente você encontrará para vender nos mercados do município, Solange facilita a receita e monta a massa de acordo com a sua formação de chef de cozinha, e que ela mesmo destaca que colocou seus truques pessoais na receita.

Se você tem interesse em realizar essa sobremesa, a Gazeta Informativa repassa o contato de Solange e dessa maneira você poderá realizar sua encomenda da massa de harumaki no telefone (41) 99545-5444.

Estando com a massa em mãos, você precisará colocar duas bolas de sorvete de creme, cobrindo-as com a massa da harumaki, fechando com papel alumínio para mantê-lo separado dos demais Tempurás, deixando-o no congelador por no mínimo 24 horas.

Após o tempo no congelador, a preparação da massa líquida que será usada para empanar o Tempurá será o próximo passo, nesse momento a quantidade dependerá muito do quanto de Tempurá você deseja montar. Em uma vasilha separada, você prepara 1 xícara de trigo, 1 ovo e um copo de água em temperatura ambiente, logo em seguida, você mistura-os até formar uma consistência homogênea.

Tirando o Tempurá do congelador, você empana-o na massa homogênea e logo em seguida passa-o no sucrilhos, responsável por manter a sobremesa crocante. Para fritar o Tempurá, a temperatura do óleo precisará estar em 300ºC.

O segredo do Tempurá está no tempo que você deixa ele no óleo fritando. “Costumo dizer que se resume no tempo como se você estivesse fritando um bolinho”, diz Solange. Logo em seguida é só servi-lo e saboreá-lo esse delicioso prato da culinária japonesa! Bom apetite e boas festas!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Primeira usina de compostagem de cadáveres será inaugurada em 2021
Prefeitura de Irati divulga atrações da 38ª Festa do Pêssego
Paraná registra alta na confirmação dos casos de dengue