
O teste da linguinha entrou em vigor pela Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014. Essa lei obriga a realização do protocolo de avaliação do freio (ou frênulo) da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil.
O que é o teste da linguinha?
É um exame padronizado, com o objetivo de diagnosticar e indicar o melhor tratamento para a anquiloglossia.
O que é anquiloglossia?
A anquiloglossia é conhecida popularmente como língua presa. Esse termo diz respeito a uma alteração no freio da língua que pode ser muito curto, ou localizar-se muito próximo a ponta da língua. Essa alteração acarreta limitações nos movimentos da língua, comprometendo a sucção, a deglutição (engolir os alimentos) e a fala. De maneira simplificada conseguimos entender a importância do teste da linguinha.
Como é realizado o teste da linguinha?
Esse exame não apresenta contraindicação e deve ser realizado por um profissional qualificado da área de saúde, como por exemplo, fonoaudiólogo. No exame, o profissional vai observar a língua do bebê e verificar o freio língua. Também irá observar o bebê sugando o leite materno (sucção) e chorando. Essa avaliação precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.
É importante saber que existem vários graus de língua presa, esse teste leva em consideração diferentes aspectos para propor o tratamento adequado, sendo os casos mais severos tratados com o procedimento conhecido como “pique na língua” ou frenectomia – o qual deve ser realizado somente por um médico ou dentista.
Embora não seja uma alteração grave o diagnóstico precoce é importante porque evita complicações, como por exemplo, a dificuldade na amamentação, que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
O teste da linguinha é eficaz, rápido e não dói.
Uma quinta-feira cheia de sorrisos, até a próxima semana!
- Da estética ao exagero - 25 de fevereiro de 2016
- O açaí e a odontologia - 4 de fevereiro de 2016
- Ano novo, sorrisos novos - 21 de janeiro de 2016
Comentários