
O Plano Diretor Participativo de Arborização de São Mateus do Sul, que está sendo realizado no município desde 2015, está em fase final. Nas últimas semanas, o engenheiro florestal e um dos coordenadores do plano, Ciro Duarte, está realizando as tomografias das árvores, que analisa se há ou não o risco de queda.
De acordo com Ciro, a tomografia da árvore aponta os danos causados por poda de raízes e pavimentação da área livre. Para compreender melhor como funciona o processo de tomografia, que é realizado com o tomógrafo vindo diretamente da Alemanha, Ciro disponibiliza um material didático de análise de uma árvore Jacaranda mimosifolia, encontrada no município durante a etapa de análise de risco de queda. “A porção em vermelho e laranja (conforme imagem ao lado) representa a parte da madeira que está em processo de apodrecimento, exatamente na mesma área em que foi realizada a poda de raiz. É preciso cuidar de nossas grandes árvores, a ação de um dia pode causar danos irreversíveis ao patrimônio arbóreo de uma cidade”, enfatiza Ciro.

A análise aconteceu nas árvores que estão no inventário consideradas com risco de queda. Com a tomografia, foi possível verificar se a árvore pode permanecer nos locais catalogados ou se há a necessidade de retirada imediata para evitar maiores danos. O engenheiro explica que aparentemente as árvores podem parecerem saudáveis, mas só com a análise através do tomógrafo é possível verificar as reais condições de suas estruturas.
O projeto de arborização é uma cooperação técnica entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Prefeitura de São Mateus do Sul, com a coordenação dos professores Flávia Brun, Eleandro Brun, e supervisão e execução do engenheiro florestal Ciro.

Flávia explica que o município de São Mateus do Sul é o primeiro do Brasil a contar com um plano completo de arborização, onde a população pôde participar e colaborar com opiniões sobre espécies de árvores nativas. “Esse projeto vem de encontro com uma qualidade de vida pois a cidade será a única do país com um inventário completo das árvores”, destaca a professora.
A finalização do projeto será apresentada nas próximas semanas, com data ainda a ser definida, e a Gazeta Informativa realizará uma matéria completa sobre toda a execução realizada e dados encontrados no município.
Cláudia Burdzinski
Últimos posts por Cláudia Burdzinski (exibir todos)
- Grupo organiza associação de proteção animal em São João do Triunfo - 10 de dezembro de 2019
- Lavanderia Lava e Leva comemora 1 ano em São Mateus do Sul - 7 de dezembro de 2019
- Atenção ajudantes do Papai Noel: cartinhas de Natal já podem ser retiradas nos Correios - 6 de dezembro de 2019
Comentários