Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Torne-se um amigo do Karolinka

Karolinka promove ação com objetivo de colaborar com a participação do grupo no Festival Internacional de Rzeszów na Polônia em 2019. (Imagens: Divulgação)

O grupo Karolinka, atuante há mais de 25 anos em São Mateus do Sul, está batalhando por mais uma conquista. Há anos está planejando participar de um festival na Polônia. Esse sonho sempre foi adiado por vários motivos, e o principal deles é o alto valor de uma viagem internacional. O famoso festival de Rzeszów acontece a cada três anos e reúne grupos folclóricos do mundo todo. Na última edição, mais de 35 países participaram do evento, e o Brasil foi representado pelos grupos Mazury da cidade de Mallet e Wisla de Curitiba.

Ano passado o Karolinka havia definido que iria participar do festival no ano de 2020, tendo assim um tempo razoável para promover eventos para conseguir boa parte do dinheiro para o festival. Porém, a organização do evento anunciou no início deste ano, que a próxima edição do festival será antecipada para o ano de 2019 para comemorar o Jubileu do festival e promete ser o maior encontro de todos os anos. “Quando recebemos a notícia já pensamos em desistir da ideia. Um ano para arrecadar dinheiro para uma viagem para a Polônia é muito pouco”, destaca Iris Janoski, coordenadora do grupo. Mas essa “pedra no caminho” deu mais força de vontade a todos os participantes.

Atualmente o grupo realiza algumas ações específicas para arrecadar verba para a viagem. A primeira delas foi a criação da lojinha “Sklep Karolinka”, onde são vendidas canecas, camisetas, panos de prato e demais produtos com motivos folclóricos. Todos os produtos disponíveis estão expostos na página do facebook.

Produtos da Sklep Karolinka.

Outra ação muito importante é o Amigos do Karolinka que funciona da seguinte forma: a pessoa que se tornar um “Amigo do Karolinka” irá fazer uma contribuição mensal no período de um ano. A contribuição tem um valor mínimo de R$ 10,00 para pessoa física e de R$ 30,00 para pessoa jurídica.

Para se tornar um amigo, basta procurar um dos participantes (grupo adulto e coral) ou entrar em contato através do facebook. “Nós aceitamos esse desafio. Às vezes acho que é loucura, mas também penso que a participação do Karolinka num festival na Polônia é o que está faltando na nossa história”, comenta Irio Janoski, diretor do grupo desde 1998.

E as ações não param por aí! Em julho deste ano o grupo promoverá a III Mostra de Folclore Polonês com a participação do Grupo de Danças e Cantos da Universidade Politécnica de Varsóvia. O evento está marcado para o dia 14 de julho, às 19h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Mateus. “Pretendemos lotar o salão, como fizemos em 2016 com o grupo Ziemia Bydgoska. Tenho certeza que as pessoas que assistiram ao espetáculo irão este ano novamente. Vamos colocar 1.150 cadeiras a venda, e acredito que vamos esgotar os ingressos. Estamos determinados a ir para a Polônia em 2019, e contamos muito com a ajuda do povo são-mateuense. Precisamos mostrar aos polacos de lá que aqui temos uma das comunidades polonesas mais fortes do Brasil”, declara Josiane Nizer, presidente do grupo Karolinka.

Entre em contato e torne-se um Amigo do Karolinka. www.grupokarolinka.org.br www.facebook.com/grupokarolinka (42) 98804 8515.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: