Família Resgate Gaúcho pilchado para foto. (Fotos: Divulgação)

Quando se gosta muito de algo, uma ideia bate forte dentro de você e isso tem a capacidade de se irradiar por outras pessoas, é o que se precisa para tornar essa ideia em algo real. Assim, nasceu a ideia do Resgate Gaúcho, com o gostar das ricas tradições gaúchas e aproximá-las ainda mais das pessoas, fazendo parte do dia a dia de quem gosta e ama.

No dia 15 de agosto de 2015, depois de muitas conversas e trocas de ideias, foi criado oficialmente o Resgate Gaúcho, saindo do coração do Diego José Vaz Popoaski e da Ingrid Wilke Ramos, para encantar muitas pessoas com a cultura. No dia 22 de agosto de 2015 aconteceu no Centro da Juventude a primeira aula de dança gaúcha, com 28 alunos. Desde essa aula inicial até os dias atuais, mais de 180 alunos passaram pelo projeto nesses seis anos, sendo pouco tempo, mas tendo muitas boas histórias.

Como o próprio nome diz, o Resgate Gaúcho visa resgatar para os mais jovens as belas tradições gaúchas, a sua importância e de onde vieram, além de toda a história dos costumes que seus pais e avós cultivam até hoje. A ideia vai muito além das tradicionais danças gaúchas, mas elas são o carro chefe para se chegar até as outras tradições. Para entrar no grupo, deve ter entre 4 e 19 anos, porém, aqueles que já integram a turma e completam 20 anos, podem continuar à vontade. Além da dança, o grupo possui também algumas oficinas sobre tradições gaúchas, onde os pais dos alunos podem participar também, são elas: Declamação, Maquiagem, Chimarrão e Tradicionalismo, Brinquedoteca Reciclável, Artesanato, Mãos de Prenda, Sapateio, Penteado Prenda e Postura.

Uma apresentação do Grupo no Clube União Vila Prohmann.

Ensaio nas dependências do Centro da Juventude.

Registro de um detalhe do ensaio.

As aulas estavam acontecendo aos sábados no Centro da Juventude, até a pandemia interromper. Também aconteciam no Colégio São Mateus, outro parceiro do grupo. Como não existem mensalidades, eles contam com parcerias e apoiadores, como a Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal, além de vários parceiros do comércio que são extremamente importantes no apoio ao grupo.

O Resgate Gaúcho possui um grande reconhecimento não apenas em nossa cidade, pelas diversas apresentações em feiras, escolas e eventos promovidos pela Prefeitura Municipal e empresas do município. Mas também participa como convidado em eventos de outras cidades, inclusive tendo ganhado alguns campeonatos, mas que, segundo a direção, é preferível não mencionar, pois a alma do grupo é encantar e não competir.

Muitas das atividades correlatas do grupo têm um lado social, sempre participando em promoções com os Anjos de Plantão em prol de alguma causa. Exigindo dos alunos boas notas na escola e participando de atividades com o público quando solicitado, realizando gincanas para arrecadar alimentos e agasalhos, pedágios solidários e diversas tarefas internas que demonstram evolução como aluno e como ser humano. Em épocas normais, ao final do ano havia a formatura das turmas que estavam participando das aulas.

Diego José Vaz Popoaski com a bandeira do Grupo.

Essa é a Família Resgate Gaúcho que está completando seis anos levando a missão de manter as tradições e as levar para o maior público possível. Conheça mais um pouco do grupo pelas redes sociais, com o Resgate Gaúcho no Facebook, Twitter, YouTube e, quando a pandemia permitir, conheça pessoalmente o trabalho desenvolvido e se encante com os ritmos das danças e as pilchas usadas pelo grupo.

Estrutura da Família Resgate Gaúcho

Administradores:

Administrador Pedagógico: Guilherme Mayer
Administradora financeira: Ana Julia Doebber
Administradora de documentação: Emily Pageski
Administradora de Mídia: Gerusa Mileski

Diretoria:

Representantes de Turma: Guilherme Mayer e Elaine Karoline
Sub-Representantes: Manuelly Adrianczyk e Jonathan Miranda
Coordenadora Resgate Mirim: Joice Ferreira
Coordenadora de Ações Sociais: Carolina de Souza
Organizadora de Eventos: Pamela Castro

Equipe de Mídia:

Diretora: Gerusa Mileski
Coordenadores de Mídia: Pamela Castro, Geisi Coelho, Pamela Castro, Adriele Santana, Kauã Portes e Victor Bueno.

Corpo Docente:

Declamação: Elaine Karoline, Maiara Cordeiro e Lara Mileski
Maquiagem: Emily Pageski e Sibele Almeida
Chimarrão e Tradicionalismo: Rodrigo Iaros Portugal
Brinquedoteca Reciclável: Adriele Santana
Artesanato: Elaine Karoline
Mãos de Prenda: Flaviane Oliveira
Sapateio: Guilherme Mayer
Penteado Prenda: Joice Ferreira
Postura: Jéssica Ferreira, Sarah Fabrin, Manuelly Adrianczyk, Gabriel Mayer, Juliano Chadai, Jonathan Miranda, Nicoly Ribas e Maria Cecilia Gritten.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O Gaúcho, seu caminhão e a estrada
Cleverson Daniel em dose dupla
São-mateuense peregrina 420 km no “Caminho da Fé”