Geral

Tradicional peregrinação e jubileu de 300 anos do quadro de Nossa Senhora Czestochowa foi data festiva no último fim de semana

Fotos: Celebração na noite de sábado (26/08), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Como de costume há 26 anos, a peregrinação do quadro da Santa da Polônia recorda o que há de mais singelo e bonito da cultura religiosa em São Mateus do Sul. A transformação, cuidado e fé que são transmitidos para quem vem de fora, enriquece ainda mais a esperança de um povo que acredita em um mundo melhor.

E toda a preparação para esta data que tradicionalmente acontece durante o mês de agosto, mostra que é da simplicidade que a recordação se faz presente. No sábado (26/08), aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa a celebração especial presidida pelo Bispo Diocesano Dom Agenor Girardi.

Por ocasião do Jubileu dos 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano, que teve início em 12 de outubro de 2016, e conclui no dia 11 de outubro de 2017, ocasião para lembrar as bênçãos recebidas pelos devotos.

Coral do Grupo Karolinka, à esquerda Pe. Fabiano Bulcovski e no centro Bispo Dom Agenor Girardi na celebração de jubileu.

Neste clima de festa, foi realizado no dia 26 de agosto a festa de Nossa Senhora da Czestochowa que também está completando 300 anos da primeira declaração canônica como Rainha da Polônia.

“A nossa paróquia tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa temos muito mais motivos para celebrar e comemorar. Momento de lembrar as inúmeras benções recebidas por sua intercessão nestes 11 anos de Paróquia, e que com toda a certeza continuaremos a receber”, ressalta o Pe. Fabiano Bulcovski, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa.

Na Santa Missa, as pessoas da comunidade da Vila Nepomuceno e o grupo de jovens da paróquia dedicaram-se para o preparo da procissão de entrada e da temática do jubileu. O grupo Karolinka com o seu coral polonês abrilhantou ainda mais a noite festiva.

Fotos: Carreata realizada no domingo (27/08), com a benção do Pe. Francisco Adamczyk até a Igreja Centenária da Água Branca.

No domingo (27/08), a imagem peregrina saiu pela manhã da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa em carreata até a igreja centenária da comunidade de Água Branca para a tradicional festa polonesa dedicada a Santa. Cavalheiros, tratores e carros fizeram parte da tradicional procissão que traz muitos fiéis de outras cidades.

A missa foi concelebrada pelos padres da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a consagração em polonês feita pelo padre Francisco Adamczyk, nascido na Polônia, que hoje atua na Paróquia São Pedro Apóstolo de Mallet.

A emoção de pessoas que partilham do mesmo amor por Nossa Senhora Czestochowa foi destaque para estes dois dias festivos, que marcaram os seus 300 anos de jubileu.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Sebrae/PR promove Roda de Chimarrão em São Mateus do Sul
Setor São Mateus reúne 253 catequistas para formação
Pilotando rumo Expedição Uyuni