O Poder Executivo municipal está buscando a concretização de uma parceria com o IFPR , relacionada à instalação de uma extensão em nosso município. (Foto: Éber Deina/Gazeta Informativa)

Aconteceu, no último dia 17, uma nova reunião relacionada às tratativas sobre extensão do IFPR (Instituto Federal do Paraná), no município de São Mateus do Sul. O encontro, realizado na cidade de Curitiba (PR), contou com a participação da prefeita de nosso município, Fernanda Sardanha, além do secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, Carlos Roberto Chaves, e do vereador Valter Przywitowski (PROS).

A reunião, realizada no próprio IFPR, foi agendada para a discussão das tratativas de cunho técnico sobre a possível instalação de uma extensão do Instituto em nosso município. De acordo com a Prefeitura Municipal, também participaram do encontro o Reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, o Pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da instituição, Marcelo Estevam, e o Assessor Técnico da Reitoria do IFPR, Nelson Lucyszyn.

Importância municipal

Tendo em vista a importância da temática para a população são-mateuense, a Prefeitura Municipal tem agido com cautela na divulgação dos acontecimentos relacionados. “Sabemos que a questão de viabilizar novas oportunidades de ensino aos cidadãos são-mateuenses é muito importante, então estamos agindo com cuidado para que as informações desta parceria sejam divulgadas assim que ela estiver plenamente concretizada. O que podemos adiantar, é que estamos trabalhando fortemente para esta concretização através do Poder Executivo e o IFPR. Isto poderá ser convertido em oportunidades de cursos técnicos e de Ensino Superior gratuitos, mediante a realização de um vestibular como já é característico da instituição”, destacou o secretário Carlos Roberto Chaves.

No último dia 17, foi realizada mais uma reunião relacionada às tratativas para a implementação de uma extensão do IFPR no município de São Mateus do Sul. (Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

Conheça mais sobre o IFPR

O Instituto Federal do Paraná é uma instituição pública federal de ensino, que está vinculada ao MEC (Ministério da Educação), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltado à educação superior, básica e profissional, sendo especializado na oferta gratuita de educação nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Atualmente, o IFPR possui 25 câmpus espalhados por todo o território paranaense. (Foto: Divulgação Instituto Federal do Paraná (IFPR)

A instituição foi viabilizada através da Lei Federal nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, juntamente com os 38 institutos federais existentes no Brasil atualmente. Após o vigor do documento legal, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada em IFPR, possuindo atualmente autonomia administrativa e pedagógica. São 25 câmpus espalhados por todo o estado do Paraná, atendendo mais de 26 mil estudantes.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Arqueólogo descobre sítio com vestígios de ocupação humana que devem datar de quase 4 mil anos em São Mateus do Sul
Ledur faz balanço dos três primeiros anos de governo e fala sobre sua pré-candidatura
Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul aposta no turismo rural