Educação e Cultura

Três são-mateuenses juntas totalizam 494 livros lidos em 2017

Na foto, da esquerda para a direita: Izabella Kuczera, Liliane Soares Ferreira e Maria Cristiane Soares Ferreira que juntas leram 494 livros em 2017. (Acervo Pessoal)

Não é de hoje que a Gazeta Informativa destaca a paixão literária do público são-mateuense. E inspirados nesse propósito, o grupo Amantes da Leitura resgata esse amor pela leitura com propostas e desafios entre seus participantes.

E foi a partir dessa ideia que surgiu no começo de 2017, o desafio da leitura de 100 livros ao ano para os participantes do grupo, premiando com três livros quem cumprisse essa meta o mais rápido possível. A ideia foi planejada por Silvana Bernardi, uma das responsáveis e criadoras do Amantes da Leitura.

“Nós teríamos que ler os livros e todo dia primeiro de cada mês mandar uma foto dos livros lidos e fazer resumo de cada um e mandar no grupo”, conta Maria Cristiane Soares Ferreira, que leu 175 livros.

Junto de Maria Cristiane, Izabella Kuczera (170 livros lidos) e Liliane Soares Ferreira (149 livros lidos) cumpriram o desafio.

Maria lembra que a princípio cinco pessoas aceitaram o desafio, e depois permaneceram em três. “Em junho eu e Izabela empatamos lendo os 100 livros. Eu estava adorando o desafio e não queria que acabasse, aí dei a ideia de continuarmos o desafio para ver quem leria mais até dezembro, a Silvana aceitou e assim foi”.

“Todos os meses, elas lançavam no grupo os livros que iam lendo e faziam um curto resumo sobre cada um. Então, acredito que todos do grupo devem ter aproveitado muito as dicas de leitura! Eu mesma, já li muito dos livros que elas indicaram. Esse é o sentido de tudo: incentivar a leitura de todas as infinitas formas possíveis”, comenta Silvana sobre o propósito do desafio.

Dessa maneira, após o término do ano, as três são-mateuenses totalizaram 494 livros lidos, e dividiram o prêmio principal (3 livros) entre elas.

Como convite à leitura, a campeã do desafio ressalta: “se você não tem como hábito a leitura, eu lhe indico livros com gêneros que você se identifique. Comece a ler livros mais finos, não precisa devorar o livro em um dia. Lendo um livro por mês já está muito bom, dessa maneira a pessoa estimula o cérebro lendo e vive muitas outras vidas”.

De acordo com Liliane, sua experiência com os livros se resumem em: “se o livro for engraçado me sinto leve e feliz; se o livro for de suspense fico ansiosa para saber o final; se for um livro de romance meloso me sinto fora da realidade; se o livro for chato leio rápido para que termine logo e independente o estilo do livro quando termino me sinto realizada em um final de uma viagem que só existe na imaginação”.

Se você tem interesse em participar do grupo, procure pela página do grupo no Facebook “Amantes da Leitura”.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Projetos sociais de São Mateus do Sul receberão verba da Petrobras
Colégio da Vila Americana terá ensino cívico-militar, garante Bacil
Casa da Memória recebe scanner através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo