A Grécia é cheia de encantos, de história, de muito protagonismo e de comida boa. A cozinha grega tem muitas características mediterrâneas e passeia pela diversidade das cozinhas da Itália, dos Balcãs, da Turquia e do Oriente Médio. Abundante em azeite, uma vez que a região é rica em oliveiras, também preza muito pelos grãos, pão, vinhos e queijos, e inclui também muitos vegetais.
As características da cozinha grega são encontradas nas carnes de cordeiro, coelho, nas folhas de uva, nas azeitonas kalamata, nos queijos feta e também nos iogurtes. Assim como outras culinárias do mediterrâneo, a cozinha grega faz uso de ervas muito aromáticas como orégano, menta, alho, endro, louro, funcho, cravo, canela, e muitos outros.
Os gregos geralmente se opõem ao refinamento gastronômico, talvez pela fama do espírito rústico e passional de cozinhar, mas a cozinha contemporânea grega tem ganhado seus toques de requinte. Comer fora sempre fez parte dos hábitos alimentares dos gregos, o que torna comer em restaurantes um costume rotineiro e acessível; e faz da comida muito saborosa, cheia de qualidade e toques caseiros, que agradam aos gregos e turistas.
Um exemplo de prato tradicional da Grécia é a Moussaka, uma especialidade do médio oriente, compartilhada por gregos e turcos, que leva carne de cordeiro, berinjela, tomate e muito azeite, cebolas e ervas frescas, esse sim um verdadeiro presente dos gregos.
MOUSSAKA
Ingredientes:
Molho Béchamel
20g Manteiga;
20g Trigo;
350ml Leite;
1/2 Cebola piqué (espetada com cravos e folha de louro);
100g Queijo feta ou cottage (escorrido).
BASE
02 Berinjelas fatiadas no comprimento;
300g Carne de carneiro moída;
05 tomates sem pele e sem sementes, picados;
01 cebola;
30g manteiga;
05g de canela em pó;
15g mel;
Q.B Azeite de oliva, Noz-Moscada, pimenta síria, e da jamaica.
Faça assim:
- Passe sal nas fatias de berinjela e deixe escorrendo em uma peneira.
- Faça um molho vermelho com os tomates. Reserve.
- Faça um molho bechamel: Ferva o leite com a cebola piqué. Retire a cebola e reserve o leite. Derreta a manteiga, adicione o trigo, e faça um roux claro. Adicione o leite aos poucos e vá desfazendo os grumos, cozinhe por 10-15 minutos até espessar. Adicione o queijo, corrija o sal e reserve.
- Esprema as berinjelas e retire o excesso de sal, depois seque com um pano. Grelhe as fatias com um fio de azeite de oliva em uma frigideira bem quente. Reserve.
- Numa panela, aqueça a manteiga e adoce a cebola e então refogue a carne. Adicione o molho de tomate, os temperos e corrija o sal. A carne fica com sabor das especiarias.
- Num refratário monte camadas com fatias de berinjela, a carne, e finalize com o molho bechamel.
- Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC e deixe gratinar por 20 minutos.
- Sirva a seguir.
Bom apetite!
- Temporada das Sopas! - 24 de junho de 2022
- Surpreenda na cozinha! - 17 de junho de 2022
- Bolinho de chuva - 10 de junho de 2022
Comentários