Prismas

Um primeiro passo

(Imagem Ilustrativa)

Na minha vida profissional conheci um sujeito, um chinês naturalizado brasileiro, que usava a sabedoria herdada de seu povo em muitos de seus atos. Foi reconhecido pela sua competência na solução de problemas. É claro que seu preparo e sua formação contribuíam para que ele pudesse “dar conta do recado”, porém cada vez que era desafiado ele repetia a mesma frase: só preciso que você me ajude a dar o primeiro passo.

Esta era a forma que encontrava para conhecer melhor a situação, para saber o que realmente era preciso ser feito. Seu interlocutor parava para pensar e o ajudava na construção da solução. O que o meu colega chinês fazia era organizar o pensamento dele e de seu demandante, para planejar e agir. Sem sobressaltos, as coisas iam acontecendo, um passo de cada vez, mas com persistência. Mesmo que o assunto não fosse da sua especialidade, ele buscava alternativas, criava soluções.

Em nossa vida, em nossas organizações, quando acreditamos ter um problema e não o conhecemos muito bem, não sabemos exatamente por onde começar a resolvê-lo. Também temos medo de errar e ficamos paralisados ou nos mantemos em nossa zona de conforto. Dessa forma morrem muitos processos criativos, se acabam projetos de vida.
E se não der certo? – nos perguntamos. Muitos não agem, por medo de errar, de fracassar. Porém, não há fracasso maior do que o de não tentar.

Se alguma coisa acontecer diferente do que foi planejado, na grande maioria das vezes é possível dar um passo atrás e buscar um caminho alternativo.

Acredite, o primeiro passo é libertador!

Se assim mesmo você não sabe por onde começar, procure ajuda. Identifique em seu meio pessoas positivas que possam lhe apoiar. Reconheça suas limitações, quando houverem. Um pouco de humildade não faz mal a ninguém.
Meu amigo baseava suas atitudes, trilhava seu caminho, quem sabe baseado na sabedoria de Lao-Tsé, misterioso personagem da filosofia antiga chinesa do Século VI a.C, a quem se atribui a autoria da obra criadora do taoísmo, o “Tao Te Ching”, ou Livro do Caminho e da Virtude e também autor da frase: “uma longa caminhada começa com o primeiro passo”.

Tento seguir o exemplo do meu colega de trabalho em minhas caminhadas. E você, que tal um novo primeiro passo na busca de seus sonhos?

Adnelson Borges de Campos
Últimos posts por Adnelson Borges de Campos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Pensando como um Tigre
Melhore a sua vida, escrevendo
Reconstrução