Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

Use Fio Dental

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Leitores da Coluna de Odontologia e Saúde Bucal, hoje trago um assunto simples e prático: o uso do fio dental. Durante todo o ano escrevi artigos que ressaltavam a importância de uma boa higiene bucal, além de colocar dicas de como seria uma adequada higiene bucal. Vamos relembrar?

Uma higiene bucal adequada é conseguida através de uma escovação bem realizada e o uso do fio dental. Algumas pessoas podem fazer uso de enxaguatórios bucais (bochechos), porém, eles não são essenciais. Na maioria dos casos, as pessoas acabam esquecendo, ou não dando a devida importância para o fio dental. Normalmente, o uso do fio dental só é feito quando algum pedacinho de comida entra entre os dentes e começa incomodar, não é mesmo?!

Hoje quero contar que existe um tipo de cárie que se forma devido à falta de fio dental. Essa cárie é chamada de cárie proximal (ou interproximal), ou seja, é a cárie que se forma no meio dos dentes, no contato entre um dente e outro. Isso ocorre porque a escova não consegue alcançar alguns lugares entre os dentes, isso porque as cerdas da escova são mais grossas ou porque os dentes estão muito próximos. Dessa forma, precisamos de um complemento, algo que auxilie a escova na limpeza dessas áreas mais difíceis, para isso temos o fio dental.

A cárie proximal é difícil de visualizar por ficar “escondida” entre os dentes. Devido a isso, a cárie proximal – na maioria dos casos- só é diagnosticada quando o paciente já está com dor de dente, ou seja, a cárie já está grande. Além da cárie, o fio dental também auxilia na saúde da gengiva, pois ele consegue entrar no que chamamos de sulco gengival (local aonde a escova tem dificuldades de higienizar) e faz uma adequada limpeza da região evitando que ali se acumule a placa bacteriana que ocasiona a gengivite (inflamação da gengiva).

Em resumo, o uso do fio dental previne a cárie e também ajuda na saúde gengival. Nas farmácias e mercados encontramos muitas marcas comerciais; além disso, o nome “fio dental” ou “fita dental” também podem ser encontrados nas embalagens, ambos têm a mesma função. Para um sorriso bonito, use fio dental!

Agradeço a todos vocês que acompanham a coluna de odontologia e saúde bucal. Aproveito para desejar um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de muitas alegrias e conquistas!

Até 2016, que ele venha cheio de sorrisos!

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O que é tratamento de canal?
Xerostomia: Você sabe o que é?
A polêmica da Cúrcuma