(Imagem Ilustrativa)

“Coma seus vegetais, pra crescer forte e com saúde!”

Acho que escutei tantas vezes minha mãe insistindo na formação de um paladar saudável e diversificado que cresci como um adulto sem muitas dificuldades pra comer, sem aquela história de “não mordo cebola” ou “não posso ver o tempero senão não como”.

Na minha casa o brócolis sempre foi um vegetal super bem vindo e muito querido, e tanto refogado como feito em salada, as pequenas arvorezinhas tinham garantido o coração de todo mundo.

Mas só há alguns anos que eu conheci a versão mais interessante desse legume que agora virou sopa. E não é qualquer sopa, é a sopa cremosa de brócolis, feita a partir da base do molho béchamel – aquele que os franceses adoram e deixa tudo mais gostoso. Inclusive esse creme é tão saboroso que algumas vezes já virou molho para macarrão. Tem brócolis dando sopa? Aproveita!

SOPA CREMOSA DE BRÓCOLIS

300mlLeite
15g Manteiga
15g Farinha de trigo
125gBrócolis
1 Bouquet garni*
50ml Nata
Q.B Sal,
Q.B noz moscada e
pimenta-do-reino moída na hora

  • Derreta a manteiga e adicione a farinha e forme uma farofinha úmida, chamada de Roux.
  • Cozinhe o roux por 5 minutinhos ou até dourar em cor marfim.
  • Adicione o leite aos poucos e vá mexendo pra desfazer os grumos e mexa até começar a engrossar. Tempere com a noz moscada.
  • Acrescente o brócolis, bouquet garni, reduza o fogo e cozinhe lentamente em fogo baixo, mexendo pra não grudar, até que o brócolis esteja macio.
  • Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo, retire o bouquet garnie leve ao liquidificador ou processador. Bata até homogeneizar, volte a panela, adicione a nata e mexa para misturar. Corrija sal e pimenta e sirva quentinho com torradas.

A sopa fica linda, aproveita e posta uma foto marcando o @EstudioFlambo e o Jornal Gazeta Informativa

*Bouquet garni é como o próprio nome diz: um buquê! Amarre com barbante talinhos de salsão com ramos de tomilho, alecrim, folhas de louro e ervinhas aromáticas da sua preferência, e coloque pra aromatizar caldos e molhos. Você pode usar fio dental para amarrar, mas cuidado: não pode ser colorido e nem mentolado, senão seu molho branco pode ficar azul.

Bom apetite!

Lincoln Molinari
Últimos posts por Lincoln Molinari (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
ÓIA A COBRAA!
O doce do amor
Sopa não é janta!