Histórias de Terra e Céu

Vamos viajar com Helena?

Na semana passada chegamos a falar sobre as dificuldades de viajar no espaço devido às grandes distâncias… Mas é impossível não sonhar com isso! Se você sair à rua hoje, amigo leitor, assim que o Sol se esconder, verá os dois planetas mais brilhantes do céu: acima do lugar onde o Sol sumiu (no Oeste) estará Vênus. No lado oposto (Leste), mas um pouco mais alto, estará Júpiter. Não seria bom poder visitar estes mundos e outros tantos que o Universo revela? Mas se não podemos viajar em naves, há outra bela opção de viagem: a leitura!

Sempre que dou palestras e cursos sobre astronomia sou consultado por pais querendo dicas de livros para os filhos. Existem vários tipos de livros para esta finalidade, desde os básicos para adolescentes (exemplo: “George e o Segredo do Universo” de Lucy e Stephen Hawking) até leituras mais profundas (como as publicações de Marcelo Gleiser e Carl Sagan). Mas mesmo estes últimos são livros de fácil “digestão”. Não indico leituras complicadas, para não afugentar aqueles que ainda estão se apaixonando pela astronomia.

E imaginem a minha surpresa quando, na última semana, chegou às minhas mãos um livro espetacular sobre astronomia, com linguagem voltada para crianças e adolescentes e (o que me deixa mais feliz) escrito por um morador de São Mateus do Sul!!! Estou falando de “Histórias que as estrelas contam”, de Adnelson Campos. Sim, eu já conhecia a qualidade dos textos do Adnelson, que foi premiado em vários concursos de contos pelo Brasil, e sabia que ele tinha um gosto pela astronomia, desde que participou de um curso que ministrei há uns sete anos, mas foi gratificante ver como ele juntou estas duas paixões em um livro tão fácil de ler e tão preciso nas informações astronômicas.

O livro “Histórias que as estrelas contam” nos convida a acompanhar a protagonista, uma menina chamada Helena, em um passeio pelos planetas, estrelas, cometas, nebulosas e galáxias. A viagem de Helena é recheada com as mais belas histórias mitológicas que inspiraram os antigos astrônomos, e seguem fascinando os astrônomos atuais.

O lançamento desta obra sãomateuense ocorrerá no dia 25 de abril, às 16 horas, na Livraria Nobel. Mas se você é como eu, ansioso demais para esperar, informo que o livro já está à venda na própria Nobel, ou no site do escritor (www.adnelsoncampos.com.br). Adquira o livro e faça esta viagem! Na companhia de Helena você descobrirá que os dois astros brilhantes que citei no começo da coluna são a deusa da beleza e o deus dos deuses…

Fecho este bate-papo deixando vocês com a foto do Adnelson com este interessante livro, na companhia de sua filha Helena (que empresta o nome à protagonista da história). Aproveito para agradecer aos tantos amigos que atenderam ao meu convite e prestigiaram outra obra cultural sãomateuense, que foi o espetáculo da Paixão de Cristo na semana passada.

Até a próxima semana e céus limpos para todos nós!

Gerson Cesar Souza
Astrônomo Amador
gersoncesarsouza@gmail.com

colunistas_gerson_menor

Gerson Cesar Souza
Últimos posts por Gerson Cesar Souza (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O Massacre dos Ciganos
A Revolução, o poeta, o delegado e o Hino
Os outubros de Angewitz