Região

Vândalos destroem parte do cemitério de São João do Triunfo

Túmulos, jardineiras e imagens de Santos foram destruídos na madrugada de quinta. (Fotos: Reprodução AFolha)

O cemitério de São João do Triunfo foi alvo de destruição por vândalos na madrugada dessa quinta-feira (25). Um morador, vizinho do local que preferiu não se identificar,  contou que ouviu gritos no cemitério, mas não notificou a polícia.

Pela manhã, as pessoas que chegaram para fazer a limpeza dos túmulos em comemoração ao Dia de Finados, que será na próxima sexta-feira (2/11), ficaram chocados com a cena.

Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada destruída próximo a um dos túmulos depredados.

Maria Aparecida, moradora de Palmeira que foi até São João do Triunfo fazer a limpeza do jardim da família, conta que teve a cruz do túmulo da família jogada para o outro lado da cerca. A situação lhe deixou triste e com medo pois não se sabe o que os vândalos querem com essas coisas.

A equipe da AFolha tentou contato com a Polícia Civil e Militar, porém eles não foram notificados sobre fato. A Prefeitura Municipal prestou a seguinte nota de esclarecimento:

“Comunicamos que, infelizmente, algumas capelas, em nosso Cemitério Municipal São João Batista, foram alvos de vandalismos, ao que consta até o momento foram 08 (oito) capelas danificadas. Elas tiveram vidros quebrados, cruzes entortadas e imagens retiradas. Está-se processando o boletim de ocorrência junto a Polícia Civil para apurar os fatos ocorridos.

Lamentamos profundamente que pessoas em nossa comunidade prestem-se a um desserviço desse, isso indica que precisamos cada vez mais imbuir urbanidade aos nossos cidadãos.

De outro lado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente comunica que desde o ano passado, vem planejando e executando ações para recuperar nosso cemitério que, já foi totalmente mapeado, está sendo colocado plaquetas de identificação em todas as sepulturas e a partir de 12 de novembro, estará fazendo chamamento público à todos que possuem sepulturas e terrenos no cemitério para retirar novo Título, já com o devido endereçamento. Informa ainda que para o biênio 2019/2020 serão construídas a nova capela e os novos muros.”

Fonte: Claudio Lima/AFolha

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Verba de R$ 1,5 milhão é destinada a região de São Mateus do Sul
Centro de reabilitação para animais abandonados é inaugurado em Porto União
Obras movimentam o município de Antonio Olinto